Notícias dos Gabinetes
Simeyzon: “Temos nos esforçado para que as energias renováveis se consolidem em Goiás”
O Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético do Estado de Goiás, presidido pelo deputado Simeyzon Silveira (PSC) – também presidente da Comissão de Minas e Energia – se reuniu na manhã desta sexta-feira, 2 de dezembro, para a última reunião do ano de 2016, que aconteceu na Assembleia Legislativa.
Simeyzon tem enfatizado durante os encontros a importância de fomentar energias renováveis no estado de Goiás. Durante as palestras realizadas no primeiro semestre, o deputado apresentou um panorama do Setor Energético Sustentável e a importância das Matrizes Sustentáveis.
No fim do mês de novembro o deputado visitou a instalação da primeira usina de energia solar fotovoltaica de Goiás, em São Luís dos Montes Belos. Segundo o parlamentar, o fato é digno de comemoração porque o uso dessa energia limpa reduz a poluição e o custo da eletricidade. “Temos nos esforçado para que as energias renováveis se consolidem no estado de Goiás, buscando uma legislação específica e regulamentações”, afirmou o deputado.
A reunião contou com representantes dos seguintes órgãos: Agehab, APCH, Câmara Setorial de Produtos Florestais de Goiás, Celg GT, Sindilojas, CDL, Crea, Faeg, Fieg, Ministério Público de Goiás, PUC-GO, Saneago, Sebrae, Seplanh, UFG, Acieg e Associação dos Psicultores.
Palestras
O primeiro palestrante foi Gabriel Schimchak, diretor da Câmara Brasil/Israel, que falou sobre a “Perspectiva de parcerias e investimentos em projetos de energias sustentáveis em Goiás”.
Gabriel apresentou um mapa da energia de Israel, com um ranking de geração de energia no país, sendo que 40% é Térmica; 20% hidroelétrica; 13,3% Nuclear; 9,3% Eólica; 6,7% Solar; 6,7% de Energia Marinha; além da utilização da Biomassa, Osmose e a utilização do Lixo.
O diretor falou também sobre potenciais parcerias entre Israel e Goiás na energia, como com tecnologia, produtos, capital para financiamento, casos de sucesso no mundo, entre outros aspectos. Segundo Shimchak, os israelenses também buscam alguns potenciais como parceiros locais, mercados consumidores, recursos naturais, regras claras, apoio governamental e segurança jurídica.
A segunda palestra foi sobre o Programa Goiás Energias Sustentáveis, realizada por Danúsia Arantes, superintendente de energia, telecomunicação e infraestrutura da Secima.
Ela afirmou que o Estado vem pensando e criando portarias para facilitar as licenças ambientais e os financiamentos para empresas interessadas por meio do FCO. Isso criaria uma linha específica para energia solar, com o intuito de fomentar energia sustentável, além de um Programa Estadual e Municipal para geração distribuída de energia solar fotovoltaica.
Danúsia lembrou também que Goiás é pioneiro na inserção de energia fotovoltaica em programas habitacionais de interesse social, realizado por um esforço entre o Fórum e o Governo estadual.
“As universidades, a sociedade civil organizada, o Governo e o setor produtivo podem, juntos, facilitar o fomento das energias sustentáveis, no que ela chama de ‘metodologia interdisciplinar’. Temos que ter a sensibilidade de compreender que não nos falta capacidade técnica. Por isso temos que aproveitar as oportunidade que tivermos, como essa com Israel, para que as energias sustentáveis sejam fomentadas”, afirmou.
O terceiro palestrante foi Felipe Augusto, gerente de energias renováveis do Grupo Cedro Energia. Ele apresentou o projeto de construção da usina de 50MW em São Luís de Montes Belos. E também sobre a perspectiva de negócios no mercado livre de energia.
Esta foi a última reunião do Fórum no ano 2016. A próxima ocorre no dia 24 de fevereiro, voltando ao cronograma com reuniões acontecendo todas as últimas sextas-feiras de cada mês em 2017.