Notícias dos Gabinetes
Doutor Valdir prevê o fim das filas da saúde de Aparecida com teleconsulta
O deputado Dr. Valdir Bastos (PR), que é médico e presidente da Comissão de Saúde da Assembléia, disse nesta sexta-feira, 09, que dentro de alguns dias haverá uma melhoria significativa no atendimento da saúde pública em Aparecida de Goiânia. Segundo ele, até o final deste mês de abril as indesejáveis filas de usuários que se formam na porta das unidades do município não existirão mais, pois está sendo implantado pelo prefeito Maguito Vilela (PMDB), entre outros benefícios, o moderno sistema de Teleconsulta, que permitirá ao cidadão aparecidense marcar consultas médicas gratuitamente pelo telefone 08006461590.
Conforme o parlamentar em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, que é celebrado em todo mundo no dia 7 de abril, o prefeito Maguito Vilela (PMDB), lançou, na mesma data, projetos das novas unidades e serviços de saúde do município, que proporcionarão mais qualidade no atendimento aos usuários. Os benefícios que entrarão em funcionamento até o final deste mês são: a Central de Atendimento ao Cidadão (Teleconsulta), o Ambulatório Médico Especializado (AME) e a reestruturação da Central de Regulação e Saúde, que passará a se chamar Pró-Reg.
Doutor Valdir explicou que o sistema de Teleconsulta vai beneficiar a população mais carente do município com a eliminação das filas para a marcação de consultas médicas eletivas básicas, nas especialidades de clínicos gerais, ginecologistas, obstetras e pediatras.
“É um serviço muito importante porque dignificará a população de Aparecida. Pelo Teleconsulta as pessoas terão atendimento de primeira qualidade e sem sair de casa poderá agendar sua consulta pelo telefone e na mesma hora será informado o dia, o local e o horário de seu atendimento médico”, disse o deptuado.
O serviço Teleconsulta de Aparecida é do mesmo padrão do que se tornou referência em qualidade para o País ao ser executado em Goiânia. O projeto, bem como a estruturação do sistema, é da entidade que instalou o serviço na capital, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech). Desde 2006, a entidade agendou, na capital, mais de 2,3 milhões de consultas.
Segundo Dr. Valdir o Teleconsulta e os demais projetos serão desenvolvidos em três unidades modernas da prefeitura. Faltam apenas os equipamentos para serem instalados nas unidades para que os trabalhos sejam iniciados.
O Ambulatório Médico Especializado (AME) que também foi lançado no Dia Mundial da Saúde, é um projeto pioneiro em Goiás, afirmou Dr. Valdir. A nova unidade concentrará todos os atendimentos de especialidades médicas de Aparecida de Goiânia - neurologia, proctologia, otorrinolaringologia, cardiologia, ortopedia, endocrinologia, pneumologia, urologia e angiologia são algumas delas.
A Central de Regulação e Saúde, que agora passa a se chamar Pró-Reg, será encarregada de administrar e regular a oferta de serviços de saúde do Sistema Municipal de Aparecida de Goiânia, especialmente as internações hospitalares, consultas especializadas, procedimentos eletivos, exames de baixa, média e alta complexidade.