Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Doutor Valdir destaca o Dia Internacional da Mulher

07 de Março de 2008 às 11:02

 O deputado Doutor Valdir Bastos (PR) destacou hoje a importância da comemoração, neste sábado, do Dia Internacional da Mulher, cuja data é celebrada no dia 08 de março em todo mundo. “Além de ser uma data festiva para lembrarmos os feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher em todos os países, é também um momento de reflexão da sociedade para denunciar os maus tratos e a discriminação que a mulher ainda enfrenta em pleno século XXI”, afirmou o parlamentar.

Na opinião do deputado, é necessário que toda a sociedade lute para acabar com o preconceito e a discriminação que muitas mulheres ainda enfrentam, seja em casa ou no dia-a-dia na comunidade. “Infelizmente ainda existe essa situação, porém, na contramão dessa realidade, a mulher também vem sendo valorizada, pois se trata da pessoa mais importante do seio familiar, onde por meio de sua ternura, carinho e dedicação, forma o bom caráter dos filhos com reflexos positivos na sociedade, além sê-las extremamente competentes em todas as áreas e níveis de atuação profissional”, disse.

Segundo Doutor Valdir, a idéia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.