Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Lissauer prestigia festa em louvor a Nossa Senhora D’Abadia em Montividiu

16 de Agosto de 2017 às 12:15

 

O deputado estadual Lissauer Vieira (PSB) prestigiou dia 14 de agosto, juntamente com o prefeito de Montividiu, Ademir Guerreiro (PR), o vice-prefeito Marcial (PSDB) e amigos, o encerramento da centenária festa em louvor a Nossa Senhora D’Abadia, na fazenda do senhor João Carlos Cruvinel. A festa acontece todos os anos durante 30 dias na Zona Rural de Montividiu e reúne devotos que rezam terços em louvor à Santa.

A festa se tornou uma tradição no município, e por mais de 150 anos vem sendo realizada pelos fazendeiros de Montividiu, percorrendo durante 30 dias as fazendas da região, com uma grande folia, terços e angariando animais, aves e produtos alimentícios para a festa de encerramento e a entrega da bandeira para os próximos festeiros.

Lissauer acompanhou o momento de fé e celebração dos devotos durante o encerramento e participou da programação da festa tradicional, com missa, show com artistas da terra e bandas católicas, quermesse, bingo e leilão de prendas, almoço festivo, carreata e bênção dos carros e a coroação da Santa Padroeira. “Um povo sem história e sem memória é um povo sem futuro, por isso, respeito, incentivo e dou grande valor às tradicionais festas regionais, folclóricas e religiosas, como essa de Montividiu,” afirmou o parlamentar.

História de tradição e fé

A família Peres já habitava na região do Chapadão há muitos anos, quando um novo membro da família chegou ao local. Carlos Barromeu Peres, logo que chegou, adquiriu uma fazenda para se instalar na região. A Fazenda da Tapera era um reduto de oração não só dos Peres, como dos fazendeiros do local. A devoção à Nossa Senhora da Abadia crescia cada vez que os moradores se reuniam para rezar e pedir que a santa os protegesse dos ataques indígenas constantes na região. Desde então, Nossa Senhora da Abadia se tornou a padroeira do local.

Diante de tanta devoção, os índios diminuíram os ataques e os moradores atribuíram o milagre à Santa. Para retribuir a graça, os habitantes da região decidiram que todos os anos, no dia 15 de agosto, uma homenagem à padroeira seria feita. Como um dos mais devotos, Carlos Barromeu Peres e sua esposa, Prudenciana Gomes da Silva, doaram um terreno, em 1918, para que a capela do Patrimônio de Nossa Senhora da Guia fosse erguida. Desde então, instalou-se em volta da capela o povoado de Montividiu.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.