Notícias dos Gabinetes
Diego Sorgatto quer terapia de grupo para mulheres com câncer de mama
O deputado Diego Sorgatto (PSB) apresentou o Projeto de Lei nº 514/17 que autoriza o Poder Executivo a conceder terapia em grupo para as mulheres com câncer de mama, nas unidades públicas de saúde do Estado de Goiás e dá outras providências.
O câncer é uma mutação celular, dos mais de cem tipos de câncer, o de mama em mulheres está entre os mais frequentes, respondendo por 22% dos novos casos a cada ano, já nos homens é considerado raro respondendo a menos de 1% dos casos, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia - SBM.
O Projeto de Lei tem por escopo a proteção da saúde das mulheres que sofrem com o câncer de mama, visto que recentes pesquisas na área médica indicam que aquelas que participam de terapias em grupo, apresentam, após alguns anos, menos chance de morrer, além de diminuir o risco de reincidência da doença.
A terapia em grupo para as mulheres que tem ou tiveram câncer de mama se faz necessária, pois além de estarem doentes, na maioria dos casos, as mulheres sofrem com a mastectomia, que, evidentemente afeta sua vaidade e seu psicológico.
“Podemos concluir que a terapia em grupo para mulheres com câncer de mama, é uma importante ferramenta, com papel de suma importância na saúde pública e que deve ser implantada, a fim de beneficiar as mulheres goianas que são acometidas por este tipo de patologia, bem como seus familiares e pessoas do seu convívio”, frisou o deputado na justificativa do Projeto.