Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Diego Sorgatto quer instalação de dispositivo que elimine o ar nas tubulações de água

30 de Novembro de 2017 às 15:33

O deputado Diego Sorgatto (PSB) apresentou projeto de lei, que estabelece para as concessionárias de abastecimento de água, a obrigatoriedade de instalação de dispositivo que elimine o ar na medição do consumo de água.

“Hoje, quase todos os consumidores de água são vítimas da cobrança indevida em suas contas de água. Isso porque os hidrômetros registram a passagem de água e ar indistintamente, gerando um ônus impróprio pelo pagamento de ar, quando o consumidor acreditava estar consumindo apenas água”, observou o parlamentar.

O sistema de abastecimento de água, em geral, é acionado por meio de redes pressurizadas de bombeamento, o que normalmente acabam gerando bolsões de ar por toda a rede. As razões são diversas. Vão desde a interrupção no fornecimento de água, para reparos e manutenções; rodízios no fornecimento de água, principalmente, nos grandes centros; e, até mesmo, pela oxigenação nos processos de tratamento de água.

Na justificativa da propositura o deputado frisou que atualmente, já existe equipamento desenvolvido com o objetivo de eliminar o ar do registro dos hidrômetros e que já foi objeto de análise por uma escola de engenharia. A Escola Federal de Engenharia de Itajubá, Minas Gerais, por exemplo, elaborou um laudo onde afirma que tal equipamento impede a passagem de ar pelo hidrômetro, não interfere no funcionamento normal do hidrômetro e é seguro (não oferecendo risco às pessoas).

Alguns testes realizados comprovaram a eficácia do equipamento. Após a sua instalação, verificou-se uma redução de até 35% nos valores pagos indevidamente nas contas de água.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.