Notícias dos Gabinetes
Jean Carlo defende inclusão da vacina de brucelose no sistema online da Agrodefesa
A declaração de vacina de brucelose, que atualmente faz apenas de forma presencial, pode ser incluída no sistema digital da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa da última terça-feira, dia 20, o deputado estadual Jean Carlo apresentou requerimento solicitando o lançamento do serviço online.
Segundo Jean, hoje são feitos os lançamentos das vacinas contra aftosa e raiva nos rebanhos goianos, além de outros serviços, pelo Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago). Entretanto, a brucelose não está inclusa. “Se for incluída, o serviço vem de encontro ao melhor desempenho das atividades do produtor goiano”, ressalta.
Em sua justificativa, Jean Carlo alerta que a campanha de vacinação contra a brucelose é semestral e a falta de imunização pode gerar multas e impedimentos de trânsito de animais. “O prejuízo é alto, já que o controle na Agrodefesa é presencial e o produtor precisa se deslocar quilômetros de distância e sem falar no tempo gasto. Se estiver no sistema online, o produtor pode fazer todo o trabalho de casa, da sua propriedade, como hoje ocorre com a raiva e aftosa”, explica.