Notícias dos Gabinetes
Projeto de Diego proíbe a retenção de macas das ambulâncias feitas pelos hospitais
O deputado estadual Diego Sorgatto (PSDB) apresentou na última quinta-feira, 27, uma proposta proibindo a retenção de macas das ambulâncias do SAMU e de outras unidades móveis hospitalares de atendimento de urgência e emergência nos hospitais públicos estaduais e municipais, bem como a criação de reserva técnica de macas nestas Unidades Hospitalares.
Os hospitais públicos estaduais, os municipais que recebem subvenção/transferência do Governo Estadual, as clínicas ou congêneres, ficam obrigados a disponibilizar em suas dependências novas macas semelhantes às utilizadas pelo SAMU, a fim de evitar que as ambulâncias sejam obrigadas a aguardar a liberação das macas por longo período de tempo.
"A cena é comum e, infelizmente, repete-se diariamente em centenas de hospitais. A ambulância do SAMU chega ao hospital com um paciente, que é levado para o setor de emergência, na maca da própria ambulância. O motorista e o restante da equipe de socorro são obrigadas a esperar porque o equipamento fica retido na unidade hospitalar, impossibilitando de fazer o trabalho, caso haja alguma emergência próxima da localidade", explica Diego.