Notícias dos Gabinetes
Diego quer reconhecimento dos Festejos em Santo Antônio do Descoberto
O deputado estadual Diego Sorgatto (PSDB) apresentou um projeto de lei que declara os festejos em Louvor a Santo Antônio, realizada na primeira semana do mês de junho, na cidade de Santo Antônio do Descoberto, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás.
A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhe são associados - que as comunidades, os grupos e, alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural".
O deputado justifica que nesse contexto temos em Santo Antônio do Descoberto, a tradicional Festa em Louvor ao Glorioso Santo Antônio que é reconhecida pela Igreja Católica desde 1770 e caminha para o seu Jubileu de 250 anos. O evento é símbolo cultural e religioso da cidade. Os festejos contam com a folia de rua, alvorada festiva, leilão de gado, procissão, queima de fogueira, romaria, desfile de carros de boi, batizados, distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio e Missa Campal todos os dias no Santuário situado na área central do município.
A festa é marcada pelo costume familiar. Ela vem se perpetuando de geração para geração, através das famílias tradicionais da cidade e da gente simples que seguem os passos dos seus antepassados, não deixando a cultura, a tradição e a fé da cidade acabar.