No Pequeno Expediente, Antônio Gomide defende manifestações contra cortes na Educação
Segundo parlamentar a discursar no Pequeno Expediente da sessão plenária desta quinta-feira, 16, Antônio Gomide (PT) usou a tribuna para repercutir e reafirmar a importância das manifestações realizadas ontem por todo o Brasil. Os protestos foram contra o bloqueio de recursos para a educação anunciado pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com Gomide, houve atos em mais de 220 municípios brasileiros, que contaram com o envolvimento de cerca de 1,5 milhão de pessoas. Universidades e escolas também fizeram paralisações, após a convocação de uma greve de um dia por parte de entidades ligadas a sindicatos, movimentos sociais e estudantis e partidos políticos.
Se referindo a Goiás, o deputado disse que houve perda de mais de 60 bolsas de mestrado e doutorado concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Nesta perspectiva de cortes, Gomide ressaltou que o Poder Executivo goiano também insinua modificações para a Universidade Estadual de Goiás (UEG).
“Vimos a UEG insinuar modificações onde vamos perder 57 cursos oferecidos por ela. “O Governo estadual também acena para a possibilidade de fechar 15 câmpus da UEG; dentre eles, São Miguel do Araguaia, Crixás, Edeia, Pirenópolis, Goianésia e Silvânia”, disse o parlamentar.
“Nós, deputados estaduais, precisamos fazer com que a Universidade Estadual de Goiás não sofra qualquer prejuízo em termos de investimento”, conclamou.