Terça Cultural abre espaço para exposição do artista PJ Araújo
A Seção de Atividades Culturais da Alego realiza, no período de 28 de maio a 7 de junho, na Assembleia Legislativa, exposição de telas do artista PJ Araujo (Paulo José Araújo), que apresentará releituras e obras pessoais, no projeto Terça Cultural da Alego.
Paulo José Araújo teve seu primeiro contato com a pintura ainda quando criança, num curso de pintura em tecido que fez com sua irmã para customizar camisetas. Apesar de ter adorado a experiência, o artista precisou se afastar devido o desenvolvimento de uma asma muito forte e passou a se dedicar à odontologia.
Depois de alguns anos, durante uma consulta, uma paciente citou a possibilidade da utilização de tinta acrílica. Araújo testou e passou a utilizar esse material, também se dedicando a um curso de pintura. Ele enfatiza estar num processo de aprendizado, e se inspira nos pintores Anselm Kiefer, alemão, e o paulista Carlos Araújo. Ele não se define em um estilo de arte e diz prezar sua liberdade de criação: "Quero ter a liberdade de fazer o que vier na cabeça".
O artista fez diversos cursos: Pintura Abstrata, Casas das Artes em setembro de 2015 a maio de 2016; Desenho com grafite, Casas das Artes de maio a setembro de 2016; Pintura Abstrata, Atelier Lourenço de bem, janeiro de 2016 até nos dias atuais.
A mostra na Alego não será sua primeira exposição individual, pois ele já conta com duas outras exposições individuais e seis exposições coletivas, repletas de releituras de grandes artistas como Picasso (1881-1973), Monet (1840-1926) e Van Gogh (1853-1890) e também produções autorais.