Solenidade
A Assembleia Legislativa realizou sessão especial para a entrega do Título de Cidadão Goiano a três personalidades e homenagem a agentes de proteção da infância e juventude. A solenidade foi realizada na noite desta segunda-feira, 3, no Plenário Getulino Artiaga, sob a presidência do deputado Karlos Cabral (PDT), um dos propositores da homenagem.
Depois da execução do Hino Nacional, o deputado Karlos Cabral foi o primeiro a discursar, ressaltando a biografia dos homenageados da noite.
“É com muita alegria que acolhemos todos aqui nesta noite de reconhecimento a pessoas indignadas e corajosas, e, portanto, como diria Santo Agostinho, alimentadas de esperança. Realizar uma sessão em homenagem a estas histórias de luta é uma convicção de que precisamos levar à frente um projeto político social progressista, colocando os seres humanos no centro”, disse.
O deputado também falou sobre a valorização necessária aos agentes de proteção da infância e juventude. “Estou com vocês para melhorar os marcos regulatórios dessa profissão”, afirmou.
Reconhecimento
Outro propositor da homenagem, o deputado Tião Caroço (PSDB) usou a tribuna para felicitar os novos agraciados com a cidadania goiana e os agentes de proteção de menores.
“É com imensa satisfação que faço uso da palavra para dizer que que goiano é quem ama Goiás e não apenas quem nasce neste Estado. Também cumprimento os agentes de proteção da infância e juventude que realizam esse trabalho tão bonito”, disse.
O parlamentar ressaltou a trajetória de Antônio Brito Costa, a quem o parlamentar entregou o Título de Cidadão Goiano na solenidade. “Hoje você tem o Título, mas você sempre foi goiano de coração”, afirmou.
A ex-deputada Isaura Lemos (PC do B) também fez uso da palavra como propositora dos projetos de lei que concederam o Título de Cidadã Goiana à Ângela Esteu Café e Bartira Macedo de Miranda.
“Conheci essas mulheres na luta, durante minha trajetória aqui em Goiás. É muito bonito ver uma mulher, apesar das dificuldades, militando pelas causas às quais ela acredita. Estamos comemorando a homenagem a pessoas que se destacam em suas áreas. Tenho muito orgulho de ter caminhado depois do período negro da Ditadura Militar e creio que a sociedade brasileira aprendeu a importância da democracia, portanto, homenagear quem se destaca na luta é muito importante como afirmação daquilo que acreditamos”, declarou Isaura.
Agradecimentos
O homenageado Antônio Brito Costa agradeceu o Título de Cidadão Goiano e falou sobre a felicidade de ter se estabelecido em Formosa, a qual ele chama de “minha querida Formosa”.
“Vim para Goiás em 1959, quando saí da Bahia e trazia na bagagem uma história difícil, mas com honestidade e caráter caminhei durante os anos. Agradeço a Deus pelo reconhecimento que enche a mim e a toda minha família de orgulho”, afirmou.
Agraciada com o Título de Cidadã Goiana, Bartira Macedo de Miranda teceu seus agradecimentos ao subir à tribuna do Plenário.
“Receber a cidadania goiana é um sonho. Hoje, é uma realização do sonho mais antigo que tenho desde o sertão, quando era menina eu queria viver em Goiânia. Aqui eu estudei, trabalhei e sou a primeira mulher diretora da faculdade de Direito em seus 120 anos. Goiás é um estado rico, com um povo maravilhoso e agradeço à deputada Isaura Lemos que lembrou de mim. Só posso dizer obrigada”, afirmou.
Da tribuna, a terceira agraciada com o Título de Cidadã Goiana, Ângela Café, também agradeceu à Casa pelo reconhecimento e honraria.
“Quero falar da gratidão e orgulho de receber essa homenagem de iniciativa da ex-deputada Isaura Lemos, que me conheceu ainda jovem militando na clandestinidade pela democracia. Eu cheguei aqui logo depois do golpe militar. Saímos de Roraima, e aqui estou há quase 54 anos. Aqui estudei, militei, ingressei na carreira pública e formei uma família que me dá muita alegria. Sou militante feminista há 40 anos, e criei a primeira Secretaria da Mulher da América Latina. Eu devo muito a este Estado e construí muito aqui”, contou.
Associação dos Agentes de Proteção da Infância e Juventude
O presidente da entidade, Marcos Antônio da Silva e Silva, agradeceu a homenagem recebida pela categoria na oportunidade.
“Quero agradecer a homenagem, mas reconhecer o momento difícil e perigoso que a sociedade deste País está passando. Apesar de o momento ser de dor, temos que nos encher de esperança e é isso que os agentes de proteção fazem em Goiás, com alegria e trabalho árduo. Essas pessoas colocam a infância e a juventude como prioridade e acreditam na transformação da nossa sociedade”, declarou.
Mesa da solenidade
Fizeram parte da mesa diretiva o deputado Tião Caroço; a vereadora Dra. Cristina; o secretário de Projetos e Captação de Recursos, Einstein Almeida Ferreira Paniago; o juiz de direito da Vara Civil de Jataí, Sérgio Teixeira; a promotora criminal de Jataí, Glaucia Brito Freire; o presidente da Associação dos Agentes de Proteção da Infância e Juventude, Marcos Antônio da Silva e Silva; a ex-deputada estadual, Isaura Lemos. Também compuseram a mesa os homenageados com o título de cidadania, Antônio Brito Costa, Ângela Esteu Café e Bartira Macedo de Miranda.