Estudantes no Legislativo
Na manhã desta segunda-feira, 10, o projeto Escola no Legislativo, em sua 11ª edição, recebeu 44 alunos da turma do 7º ano, da Escola Municipal Frei Nazareno Confaloni, localizada na Vila União, região Sudoeste de Goiânia.
Após serem credenciados na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), os estudantes foram recepcionados no auditório Solon Amaral pelo chefe da Seção de Educação para Cidadania, o professor Maurício Paranaguá, que explicou as etapas da visita e proferiu a palestra “Origem, evolução, história e importância do Poder Legislativo”.
Ao início, Paranaguá ressaltou a origem do Legislativo numa sociedade democrática. “Os primeiros legisladores eram os anciãos, por causa do conhecimento e experiência que possuíam. Por isso a importância de valorizar os mais velhos e experientes”, disse.
Maurício também orientou os estudantes para a importância da escolha dos legisladores. “São eles que representam a sociedade. Por isso, a necessidade de um maior cuidado na escolha dos membros do Legislativo.”
“Democracia é isso!”
Professora de Geografia da turma, Renata Dias Junqueira Marques salientou a importância da visita à Casa de Leis. “O projeto é excelente no sentido de que os alunos podem entender o que é democracia e a importância do Legislativo para suas vidas”, ressaltou.
Para Renata, os estudantes têm a oportunidade de saberem o que é ser cidadão. “Quanto mais cedo, melhor para terem consciência, como cidadão, ao participar das decisões para o país. Democracia é isso”, salientou a professora.
Gustavo Henrique Gomes Barbosa, de 13 anos, afirmou que com a palestra pode aprender a diferença entre os poderes. “Agora sei a diferença entre Executivo, Legislativo e Judiciário e a importância de respeitá-los. Nichollas Henrique de Mourão, 12, disse que a palestra foi muito proveitosa. “No voto, é importante saber escolher, e ensinar às outras pessoas sobre o Legislativo.”
Estrutura física
Após a primeira palestra, a advogada e professora Ethiene Gonçalves de Oliveira acompanhou os alunos para lhes apresentar os mais importantes espaços da Alego, na segunda palestra. Ethiene mostrou aos visitantes as instalações físicas, e falou sobre os primeiros prédios ocupados pelo Legislativo, até chegar na sede atual. “O jornalista e parlamentar Alfredo Nasser empresta seu nome ao Palácio ocupado pelo Legislativo”, explicou.
No saguão externo da Casa, Ethiene apresentou aos estudantes a representação de vários aspectos da fauna, flora, cultura e história de Goiás, elaborados na obra do artista plástico mineiro Luiz Olinto, que escolheu Goiânia como cidade do coração há mais de três décadas.
Os alunos também percorreram o Salão Nobre Henrique Santillo, e o Plenário Getulino Artiga, momento em que a professora aproveitou para incentivar os jovens para a possibilidade de também se tornarem legisladores.
Garantia de direitos
Em um momento seguinte, os alunos foram reconduzidos ao auditório para um momento de confraternização ao se servirem de um lanche. Na sequência, a defensora pública Michelle Bitta Alencar de Sousa explicou aos estudantes a importância da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPEGO) para garantir que direitos humanos sejam atendidos. Dentre os exemplos relatados pela servidora pública, está a garantia de pensão alimentícia para filhos de pais separados. “A Defensoria Pública é quem peticiona o pedido apresentado ao juiz, para garantir o direito.”
Após o encerramento da palestra com a defensora, os estudantes preencheram um questionário no qual avaliam a qualidade da programação apresentada durante a visita. A avaliação é usada pera mensurar a forma de abordagem do projeto Escola no Legislativo. “É assim que sabemos se estamos certos ou precisamos melhorar”, pontuou o professor Maurício.
Como participar
Para as escolas agendarem para participarem no próximo semestre do programa Escola no Legislativo, devem entrar em contato com a Seção de Educação para a Cidadania, por meio do fone (62) 3221-3378, da 8 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.