Ícone alego digital Ícone alego digital

Procuradoria vigilante sobre legalidade constitucional dos projetos de lei

29 de Outubro de 2007 às 10:21

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado Helio de Sousa (DEM) não se surpreende com a notícia de que Goiás é um dos três únicos estados da Federação que não tiveram leis derrubadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2007.

Segundo ele, a Assembléia Legislativa tem sido vigilante para evitar aprovação de projetos inconstitucionais, especialmente por ter conhecimento de sua competência, mas ele também ressalta o auxílio recebido pela Procuradoria Jurídica. Em 2007, segundo levantamento do STF, nada menos do que 37 leis aprovadas nos estados foram consideradas irregulares. E mais: 82,4% das emendas questionadas não tinham o respaldo da Constituição.

“Por ser a porta de entrada das emendas constitucionais, a CCJ tem tido o cuidado de pedir sinal verde à Procuradoria Jurídica da Casa. Ela tem nos auxiliados com muita competência, evitando a aprovação de leis que, posteriormente, possam ser questionadas no STF”, enfatiza Helio de Sousa. Para ele, este é o ponto de honra da comissão, sobretudo em projetos polêmicos.

O democrata explica que, se tem sinalização de matéria inconstitucional, a sua aprovação é abortada e o projeto é retirado de pauta. Ele lembra, por exemplo, que o deputado Cláudio Meirelles (PR) retirou um projeto estabelecendo normas para o Tribunal de Contas dos Municípios ao perceber sua natureza inconstitucional. 

Segundo Helio de Sousa, nenhuma emenda constitucional foi aprovada este ano pela Assembléia Legislativa. “Provavelmente, quando chegar o final do ano, Goiás estará novamente entre os Estados que não tiveram leis derrubadas pelo Supremo Tribunal Federal”, brinca.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.