Alterações em política sobre mudanças climáticas são publicadas no Diário Oficial

20 de Setembro de 2024 às 11:50

Foi sancionada pelo Poder Executivo a Lei Estadual nº 22.968/24, que acrescenta seis incisos à Política Estadual sobre Mudanças Climáticas. De autoria do deputado Dr. George Morais (PDT), a medida passou pela análise da Assembleia Legislativa com o  nº 10087/23.

Os dispositivos propostos são acrescidos ao art. 4º, que elenca as diretrizes dessa política estadual, e são os seguintes:

VIII - estimular a eficiência energética em setores estratégicos, fomentando práticas que reduzam o consumo de energia e incentivando a utilização de tecnologias mais limpas;

IX – incentivar a preservação de áreas verdes, a recuperação de ecossistemas degradados e a proteção da biodiversidade;

X – promover a educação ambiental, por meio de programas de conscientização da população sobre as mudanças climáticas e a importância da sustentabilidade;

XI – estabelecer sistema de monitoramento contínuo, para avaliar o progresso das ações implementadas, permitindo ajustes e aprimoramentos constantes;

XII – firmar convênios com entidades públicas e particulares, a fim de dar maior alcance ao cumprimento desta lei;

XIII – estabelecer sanções administrativas e legais para o descumprimento das normas estabelecidas por esta legislação.

Tais diretrizes, resume Dr. George na justificativa da matéria, buscam “integrar o estímulo à eficiência energética em setores estratégicos, fomentando práticas que reduzam o consumo de energia e incentivando a utilização de tecnologias mais limpas, a preservação de áreas verdes, a recuperação de ecossistemas degradados e a proteção da biodiversidade, além de incentivar a conscientização da população sobre as mudanças climáticas e a importância da sustentabilidade”.

Agência Assembleia de Notícias