Mauro Rubem quer implantar Comissão de DH nos municípios

29 de Outubro de 2007 às 10:45

Instituir uma Comissão sobre direitos humanos em cada uma das câmaras municipais é, para o deputado Mauro Rubem (PT), uma meta e será a garantia dos direitos fundamentais. “Um dos desafios da luta é espalhar sua atuação pelo território”, disse ele durante a palestra Principais desafios na luta pelos Direitos Humanos no Estado de Goiás.

O evento fez parte do Curso de Jurismo Popular, no último final de semana, na Cidade de Goiás. O vídeo Cidadania e Direitos Humanos, de 1999 foi apresentado, seguido da fala de Mauro Rubem sobre a importância da atuação de DH em cada município e que é papel do Legislativo de cada cidade promover a sua criação. “Deve-se tomar cuidado, também, para que a comissão seja atuante e realmente represente o povo. Não se pode correr o risco de virar ‘comissão de fachada’”, argumentou.

O evento debateu também a necessidade de promoção e divulgação dos Direitos Humanos. “Só sabendo de seus direitos é que a população vai saber como ela pode se defender”, afirma o organizador do curso, Lucas Gabriel Fonseca.

Inércia de Conselhos de Saúde, ampliação de casos de violência policial e de denúncias de condições de trabalho degradante também foram discutidas. A violência institucionalizada no Estado, o modelo econômico vigente e o monopólio das comunicações foram citados como fatores que auxiliam a violação dos direitos humanos e que devem ser combatidos.

Estiveram presentes representantes das cidades de Ceres, Carmo do Rio Verde, Sanclerlândia, Ipiranga, Goiás, Itaberaí, Rubiataba e Itapuranga. O evento foi realizado pela Comissão Pastoral de Direitos Humanos - Diocese de Goiânia e Espaço de Direitos Humanos Padre Franscisco Cavazzuti