Ícone alego digital Ícone alego digital

Avaliação do 1° semestre

09 de Julho de 2019 às 11:52
Crédito: Ruber Couto
Avaliação do 1° semestre
Deputado Wilde Cambão
O deputado Wilde Cambão fez um balanço positivo da atuação do presidente Lissauer no Legislativo. Ele avaliou também o desempenho do governo Caiado nesses primeiros seis meses e comentou sobre a Reforma da Previdência.

O deputado estadual Wilde Cambão (PSD) fez uma avaliação do desempenho do deputado Lissauer Vieira (PSB) à frente da Presidência da Alego. “A gente votou nele buscando essa independência uma relação mais plural com os outros poderes, e ele deu essa independência à Casa”, afirmou.

Para Cambão, o desempenho de Lissauer como presidente tem sido positivo. “Tem sido com muita harmonia, aberto às conversas. Está de parabéns”, frisou.

Na visão de Wilde, a forma de gerir a Casa adotada por Lissauer trouxe mudanças importantes. “Há independência, há transparência, e há um momento em que a Casa está discutindo mais”, salientou. “Hoje a casa tem um papel mais importante em função do fato de Lissauer dar a essa Casa uma autonomia maior”, salientou. “Com certeza, nós teremos ao final dessa legislatura, um mandato muito bom”, apontou.

O peessebista afirmou também que diante do trabalho que o Lissauer tem realizado, a possibilidade de reeleição para a Presidência da Casa dará a ele um reforço extra. “Tenho certeza de que ele terá muita força para ser reeleito. Esse primeiro mandato é uma porta muito grande, o que fará com que seja importante para a Assembleia Legislativa”, salientou.

 

Governo Caiado

Wilde Cambão fez também um balanço dos primeiros seis meses de Ronaldo Caiado (DEM) à frente do Executivo goiano. Na avaliação do parlamentar, “o governo pegou uma situação muito difícil, com o estado com as contas ruins, a receita corrente líquida comprometida, e o pagamento de juros e folha acima do limite prudêncial, que é de 70%, e está em 81%”, explicou.

Cambão avaliou a situação financeira de Goiás e afirma que o mesmo passa por uma crise, na qual “o estado realmente está quebrado”, afirmou.

Para o parlamentar, o Governo estadual tem atuado de forma a driblar as dificuldades. “Eu acho que o governador procurou nesses seis meses encontrar formas e mecanismos para tirar o Estado dessa grave crise em que ele se encontra, e que não é peculiar do estado de Goiás”, salientou. “O Brasil inteiro passa por essa crise tremenda, da falta de geração de emprego, de renda. Enfim, uma crise sem precedente no país. O estado de Goiás não está imune a isso”, complementou.

O peessedebista argumentou ainda que a causa da crise pode ter origem histórica. “É lógico que gestões passadas contribuíram também para isso”, disse. “É uma situação difícil, em que todos nós temos procurado ajudar o Governo para que possa encontrar soluções, que possam contribuir para tirar o Estado dessa crise”, reiterou.

 

Honestidade

Cambão defendeu a forma de atuação do governador goiano ao afirmar, “eu acho que o que tem de positivo nisso tudo é que o governador é um homem honesto”, frisou. Ele fez menção à situação do estado de Rio de Janeiro, “a gente vê que está numa crise pior que Goiás. Houve gestões muito desonestas e que levaram o Estado a um quadro muito pior, com corrupção desenfreada”, disse.

Diante disso o parlamentar reiterou, “eu acho que essa questão ameniza um pouco a situação, dá credibilidade ao governador Caiado para buscar nessa Casa o apoio que ele precisa”.

O deputado esclareceu ainda a importância do apoio do Legislativo para viabilizar Goiás, “o governo tem procurado fazer a sua parte. Não será fácil, ele precisa realmente do apoio dessa Casa, do apoio dos deputados para que ele possa pensar não no momento atual, não no momento do governo Caiado, mas que ele possa pensar na população do Estado de Goiás daqui para frente”, afirmou.

Cambão apontou ainda que dentro da Assembleia Legislativa, “a discussão aqui é muito intensa, a oposição faz o papel dela de criticar e de cobrar”, disse.  

 

Base governista

Cambão é cauteloso ao mencionar sobre a base do Governo na Casa. “Eu tenho cautela em falar da base, acho que o Governo precisa ter uma interlocução melhor, um líder. Eu não sou da base, estou indo para a base, sou um deputado disse ser independente”, explicou.

O parlamentar salientou, “tenho votado com o Governo as matérias importantes”, afirmou. “Acho que é preciso que haja uma participação maior, mais efetiva do Governo aqui na Casa para que possa estabelecer um momento mais forte em que a base possa ser melhor consolidada, que a gente possa discutir melhor as ações, a gente possa ter um entendimento melhor de tudo que vem do Governo para que a gente possa ter uma base mais consolidada, porque ela ainda não está consolidada”, disse.

Wilde explicou ainda a disposição dos parlamentares em trabalharem por Goiás. “Nós deputados, com certeza, vamos trabalhar para que possa ser uma base consolidada, a fim de dar o respaldo que o Governo precisa para aprovar os graves projetos que virão, para que, dessa forma, a gente possa fazer a defesa do Governo, da população. Mas, principalmente, a defesa das pessoas que nos colocou aqui para que possam ter uma melhor situação, uma melhor economia. Porque se o Estado se recuperar, tudo volta à situação normal. Volta a ter poder de investir, poder de recuperar, poder de aplicar melhor na segurança, na educação, na saúde”, salientou o deputado.

O deputado completou ao dizer que, “a recuperação do Estado é importante para a recuperação da economia, e a recuperação do Estado é a recuperação do povo goiano, da sociedade como um todo”, completou.

 

Reforma da Previdência

Sobre a reforma na Previdência, o parlamentar salientou acreditar na sensibilidade do Congresso Nacional. “Eu espero ainda que ele entenda que é uma reforma muito complexa. Apesar de achar que não está fora ainda, porque há uma discussão muito forte no Congresso”, confirmou. “Vamos esperar primeiro para ver como essa situação se desenvolve. Se não passar no Congresso, estados e municípios, a gente vai ter que ter serenidade para discutir aqui na Casa”, afirmou. “Nós não podemos fugir à responsabilidade, mas eu espero que o Congresso resolva”, disse Cambão. “Ainda há uma ação muito forte por parte dos governadores, dos prefeitos para que haja uma negociação melhor no Parlamento federal”, pontuou.

O deputado goiano afirmou ainda que, “o Congresso vai saber discutir isso. Vamos esperar uma decisão para avaliar qual vai ser a nossa posição aqui na Casa, se a reforma realmente não passar”, explicou.

 

 

 

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.