Ícone alego digital Ícone alego digital

Delegado Eduardo Prado propõe política de redução do consumo de plásticos

25 de Julho de 2019 às 08:17

O deputado Delegado Eduardo Prado (PV) apresentou, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), um projeto de Lei que visa instituir a Política de Incentivos à Redução do Consumo de Materiais Plásticos em Goiás. O objetivo do projeto é prevenir e mitigar o impacto que esses produtos geram ao meio ambiente e à saúde humana.

Protocolada com numeração 3726/19, a matéria prevê, ainda, o estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo, bem como o incentivo à indústria da reciclagem. A ideia é fomentar o uso de matérias primas e insumos derivados de materiais recicláveis e reciclados. Outro ponto abordado no texto, estabelece prioridade nas aquisições e contratações governamentais para produtos reciclados assim como bens, serviços e obras que tenham padrões ambientalmente sustentáveis.

A Política de Incentivo à Redução do Consumo de Materiais Plásticos terá como instrumento: a coleta seletiva, o incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis; o monitoramento e a fiscalização ambiental, sanitária e agropecuária; a cooperação técnica e financeira entre os setores público e privado; a pesquisa científica, tecnológica e educação.

Caberá, segundo a proposta, ao Poder Executivo definir os órgãos públicos que assumirão a coordenação, planejamento, implementação e monitoramento dessa política. O documento também diz que, para o efetivo cumprimento da iniciativa parlamentar, o governo do estado poderá realizar convênios e parcerias com universidades públicas ou particulares.

Em justificativa, o parlamentar lembra que no ano de 2018 a poluição plástica foi o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial do Meio Ambiente. "Embora tenhamos que reconhecer a importância do plástico para o desenvolvimento da sociedade moderna, a relação do benefício gerado com o custo ambiental associado é gritante. Muitos desses produtos, destaca-se, são usados uma única vez, como é o caso de hastes de algodão, canudos e talheres", argumenta.

Prado ressalta também que atualmente os oceanos têm sido o cenário que "melhor retrata o dano ambiental provocado pelo consumo exacerbado de plásticos". "Estima-se que 80% de todo o lixo nos oceanos é composto por plásticos, razão pela qual a ONU defende que os governos devam trabalhar em políticas de redução da utilização de plásticos."  

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.