Ícone alego digital Ícone alego digital

1ª corrida de Rua da Alego

08 de Agosto de 2019 às 12:30
Crédito: Valdir Araújo
1ª corrida de Rua da Alego
Palestra aos participantes da 1ª corrida de rua da Alego
A Assembleia Legislativa promoveu, na manhã desta quinta-feira, 8, encontro entre os servidores e praticantes de corrida de rua. O evento foi preparação para a 1ª Corrida de Rua Alego, que será realizada em 1º de setembro.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu, na manhã desta quinta-feira, 8, um encontro entre os servidores da Casa e praticantes de corrida de rua. O evento foi uma preparação para a 1ª Corrida de Rua Alego, que será realizada no dia 1º de setembro, e integra as atividades do Projeto Viver Bem. Os palestrantes tiveram oportunidade de falar a respeito da importância da prática esportiva e, ainda, de tirar dúvidas sobre as modalidades de corrida e passarem dicas para a melhor preparação dos participantes.

O evento organizado pela seção de Serviços Especializados de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho e Meio Ambiente (Sesmt) em parceria com a de Planejamento Estratégico da Alego, que também conta com a seção de Atividades Culturais, teve lugar no saguão do Palácio Alfredo Nasser.

A reunião contou com a participação do treinador, educador físico e especialista de atletas paraolímpicos José Adriano Bispo Araújo, mais conhecido como Jabá. Ele apontou as vantagens físicas e sociais das atividadses físicas. “É uma oportunidade para fazer novas amizades”, salientou. “Além disso, é uma prevenção para problemas de saúde, para que a pessoa possa envelhecer, e manter a qualidade de vida. A prática esportiva é um trabalho preventivo.”

Outro ponto abordado pelo educador físico é a importância da dedicação ao treino, da alimentação, e ainda o cuidado de se realizar um treinamento seguro para que o participante alcance o desempenho almejado. “O exercício contribui para acelerar o metabolismo e na produção de hormônios”, salientou.

O maratonista Silvio Caetano, diretor Executivo de uma organização não governamental, contou como a corrida mudou sua vida. Há mais de dez anos, ele era obeso. Ao sentir o peso do sedentarismo, que afetou sua autoestima, decidiu mudar de postura diante da vida e dar início a uma nova história, dessa vez com uma nova motivação. “Com um filho pequeno, eu não tinha pique para fazer parte da vida dele. Minha mulher me incentivou ao dizer que eu precisava participar, estar junto dele, ser seu amigo”, relembrou.

Gradativamente Silvio evoluiu no desempenho. Inicialmente era caminhada. Em seguida, caminhada intercalada com corrida, até que começou realmente a correr. O próximo passo foi participar de maratonas, que já somam 11. Ele comemora a evolução ao mostrar, com orgulho, a coleção de medalhas. “A corrida é preventiva e um dos esportes mais democráticos.”

Maria Glória Alves, jornalista e atleta amadora desde 2007, também participou do evento. Ela explicou a diferença que a corrida promoveu em sua vida. “No início, a prática foi por recomendação médica, depois senti a diferença na qualidade de vida. Hoje treino para melhorar meu tempo”, contou.

Despertamento

O diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, Marcos Antônio Nogueira, falou da importância do evento, que além de promover a 1ª Corrida de Rua da Alego, também proporciona orientação aos participantes. “Nosso trabalho está voltado ao bem-estar do cidadão. Queremos despertá-los para a importância das atividades físicas.”

Diretor do Sesmt, José Cláudio da Silva salientou a relevância do projeto: ‘‘É de atribuição do Sesmt zelar e promover o bem-estar e a saúde física e mental dos servidores da Casa”.

O diretor Institucional da Alego, Simeyzon Silveira, também discorreu sobre a importância da iniciativa. “A atual legislatura tem pensado em ações que aproximam o Poder Legislativo da população de uma forma criativa, que não produz só uma agenda positiva, mas que produz resultados práticos”, disse. Além de promover saúde, o Legislativo fez parceria com o Hospital do Câncer para que o evento colabore com a instituição.

Simeyzon lembrou ainda de outras iniciativas da Casa como o Alego Ativa, voltado à aproximação com os municípios, que leva serviços de qualificação. “A Assembleia tem uma atuação prática”, afirmou. Silveira complementou ao dizer que muitas vezes as pessoas veem o Legislativo vinculado apenas à questão das leis. "Mas estamos mostrando que o Poder pode buscar alternativas com ações que refletem diretamente na vida das pessoas.”

O presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), Cláudio Francisco Cabral, salientou a importância do evento como instrumento de entrelaçamento entre comunidade, setor público, por meio da Assembleia Legislativa, e a participação de uma organização não governamental dedicada ao trabalho complementar na área da saúde. “Só de lembrar que os três entes são parte de um todo para que funcionem bem, eventos como esse despertam para o problema do câncer como também para a ação de cidadania”, observou.

Família no foco

A chefe da seção de Atividades Culturais, Lousanne Rodrigues, explicou que a 1ª Corrida de Rua Alego, além de voltada ao incentivo a uma melhor qualidade de vida dos servidores e cidadãos de uma maneira geral, também é uma oportunidade de um programa para ser realizado por toda a família. “Vamos contribuir para que o evento seja um momento de um domingo gostoso, em que toda a família poderá participar, com atividades para todas as idades”.

A fim de atender aos participantes da corrida, o trabalho da Atividades Culturais tem realizado parcerias e atividades específicas para a terceira idade, alongamentos, ministrados por fisioterapeutas, presença de nutricionistas e a disponibilização de uma área kids.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.