Ícone alego digital Ícone alego digital

Virada Ambiental

08 de Agosto de 2019 às 17:48
Crédito: Sérgio Rocha
Virada Ambiental
Lançamento do Projeto Virada Ambiental
Nova parceria entre a Assembleia Legislativa e a Universidade Federal vai resultar no projeto Virada Ambiental. O lançamento foi nessa quinta-feira, 8, no auditório Costa Lima e contou com a presença de outros parceiros, como a AGM.

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Associação Goiana dos Municípios (AGM), promoveu o lançamento do projeto Virada Ambiental. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 8, no auditório Costa Lima e contou com a presença do deputado Lucas Calil (PSD), do reitor da UFG, Edward Madureira, e do presidente da AGM e prefeito de Hidrolândia, Paulo Sérgio de Rezende.

Virada Ambiental é um projeto que conta com ações que sensibilizem a sociedade goiana quanto à necessidade do plantio de espécies nativas do cerrado. Em complemento, será criado o Dia da Consciência Ambiental em Goiás, no dia 22 de novembro, para tornar essa conscientização um hábito popular. Nessa data, será realizada a plantação de meio milhão de mudas de árvores em todos os municípios do estado, prioritariamente em áreas de captação de água para abastecimento público.

Durante o evento, foi enfatizada a importância da data do Dia da Consciência Ambiental em Goiás acontecer em novembro e não em junho, no Dia do Meio Ambiente. A explicação é que uma ação coletiva promovida pelo plantio de mudas no mês de junho não faz tanto efeito quanto em novembro, ao considerar que o penúltimo mês do ano é chuvoso, enquanto o mês de junho, não.

Além do comparecimento de Lucas Calil, de Edward Madureira e de Paulo Sérgio, a mesa diretora contou com o vice-presidente no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) e presidente na Associação Goiana de Engenheiros Ambientais (AGEAMB), Áquila Levindo, e com o vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Goiânia, Gustavo Cruvinel. Do mesmo modo, compareceram ao lançamento o zootecnista e chefe de gabinete da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão, Rural e Pesquisa Agropecuária do Estado de Goiás (EMATER-GO), Antelmo Teixeira Alves, e o promotor do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Delson Leoni.

O primeiro a ter a palavra foi o deputado Lucas Calil, que afirmou ter convidado para participar do projeto representantes de todos os 246 municípios de Goiás. Após revelar sempre ter lutado pelo meio ambiente, seu objetivo, ao encabeçar esse projeto, é deixar um legado de conscientização da importância da preservação e da importância do meio ambiente na vida da população. “A luta pelo meio ambiente não é uma luta partidária, mas suprapartidária. Cuidar do meio ambiente é um dever de todos, já que afeta a todos”, complementou.

Após agradecer a presença de cada um dos representantes de entidades e autoridades presentes, Lucas Calil ressaltou que as ações do Virada Ambiental só serão possíveis com a colaboração das autoridades municipais, estaduais e até federais. Nisso, inclui-se a importância da continuidade do investimento nas universidades públicas, já que a UFG foi entidade primordial na prática do projeto em questão. “Os números em relação ao meio ambiente são preocupantes. Estamos em agosto e a quantidade de queimadas deste ano já subiu 40% em relação ao ano passado”, revela.

Durante sua fala, o reitor e professor Edward Madureira demonstrou satisfação em firmar nova parceria com a Alego. Nesse momento, relembrou a grandiosidade do impacto gerado pelo projeto Politizar, projeto de extensão da UFG em parceria com a Alego, que é realizado anualmente desde 2013. Em seu discurso, Edward ressaltou o envolvimento dos professores e funcionários da UFG no projeto, destacando o biólogo e professor do Departamento de Botânica, Heleno Dias Ferreira, e o engenheiro ambiental e professor de Planejamento e Gestão Ambiental, Emiliano Lobo, como idealizadores da iniciativa.

“A ideia do projeto surgiu durante uma viagem que fiz com o professor Emiliano, onde pude expor minha vontade, que já era antiga, de lutar contra as grandes dificuldades que passamos quando se refere à questão ambiental”, disse Heleno Ferreira. Quanto à importância e magnitude do projeto, Heleno Ferreira citou o resgate de carbono e o aumento da temperatura que, caso agravado, pode resultar até mesmo na extinção de espécies da fauna e flora mundiais. Quando se refere à inspiração para a iniciativa, o biólogo menciona a Etiópia, que, de acordo com publicação da BBC Brasil, plantou 350 milhões de mudas em apenas um dia. Segundo ele, a ideia de se ter um dia fixo para realizar esse tipo de ação é importante para aumentar a mobilização social sobre essa causa.

Em concordância com Lucas Calil e Edward Madureira, os demais membros da mesa agradeceram a oportunidade da parceria e enfatizaram a importância da luta pelo meio ambiente, para a garantia de um futuro melhor. Após os discursos dos integrantes da mesa, esses assinaram o protocolo de intenções que celebra a parceria entre as entidades para a realização do Virada Ambiental.

Para finalizar, o professor Emiliano Lobo, o secretário de Turismo, Indústria, Comércio, Desporto e Meio Ambiente de Lagoa Santa, Valdeir Rezende, e a gerente de Descentralização da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad Goiás), Jeruza de Oliveira Aguiar, palestraram aos presentes. Emiliano destacou o papel do serviço ambiental que a árvore desempenha, ao afirmar que essa melhora a infiltração de água no solo e controla a temperatura ambiental. Já Valdeir Rezende abordou brevemente sobre o projeto ambiental que implantou em seu município. Por fim, durante sua fala, Jeruza Aguiar explanou a necessidade que os municípios têm de comprovar as ações de gestão ambiental do ano de 2018.

Após o encerramento do evento, foram distribuídas mudas de plantas como acerola, açaí e romã aos presentes na reunião e aos demais interessados.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.