Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de lei propõe o uso de redutores de vazão de água em órgãos públicos

13 de Agosto de 2019 às 12:12

O consumo de água se tornou, nos últimos anos, um dos assuntos muito comentados, visto que muitos estados estão passando por problemas hídricos, e em Goiás essa realidade não é diferente. Propondo medidas para a redução do problema, o deputado Bruno Peixoto (MDB) apresentou o projeto 4633/19, que obriga órgãos públicos a instalarem redutores de vazão nas torneiras. O projeto está atualmente na Secretaria de Apoio Legislativo e aguarda andamento.

O parlamentar justifica o projeto citando a preocupação com o meio ambiente, e o desperdício de água que ocorre nas instituições. Além disso, Bruno ressalta que, com a medida, haverá menor gasto, gerando economia.

Para se ter uma ideia maior da economia, a propositura menciona que uma torneira normal, sem o redutor de vazão, gasta de 16 a 25 litros de água por minuto, e com os redutores esse número vai para 8 litros por minutos, gerando uma economia de até 65%. O projeto também ressalta que por ser um item barato, o investimento será mínimo, provocando mudanças no consumo sem que se perca a eficiência de uma torneira que não tenha o redutor.

Fica também especificado no projeto, que a lei entrará em vigor 40 meses após a data de sua publicação no Diário Oficial do Estado. De acordo com o projeto, o poder público regulamentará a presente propositura, através dos seus órgãos competentes.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.