Alego recebe a Exposição de Antiguidades e Projeto Mão na Arte na Terça Cultural
As exposições realizadas nesta terça-feira, 13, no projeto Terça Cultural, promovidas pela sessão de Atividades Culturais da Alego, surpreendeu mais uma vez os servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. O Projeto Mão na Arte e a Exposição de Antiguidades deixaram o saguão muito mais bonito com os artesanatos feitos pelos beneficiados da Associação de Deficientes Físicos do Estado de Goiás e com os móveis do Brechó Goiano.
A ADFEGO é uma instituição de amparo a deficientes físicos com 38 anos de atuação no Estado de Goiás, que oferece apoio jurídico, esportivo, social e trabalhista. Todos os itens expostos no hall são confeccionados por mães e associados da organização, que é feito tanto para a complementação da renda familiar, quanto para sessões de terapia ocupacional. Segundo Maria Carla Carvalho, presidente da ADFEGO, são cerca de 12 mil beneficiados só em Goiânia, e no Estado esse número chega a 28 mil.
Quando perguntada sobre a importância da exposição, Maria disse que “esse trabalho serve para mostrar que nós não somos incapazes, nós queremos divulgar o nosso trabalho e mostrar o nosso nome. Aqui temos obras de verdadeiros artistas, nós nos sentimos incluídos pela sociedade.”
A chefe da sessão de Atividades Culturais, Lousanne de Paula, falou que a iniciativa para a realização do Projeto veio a pedido do deputado Cairo Salim (PROS). Segundo ela, a exposição teve origem na Câmara Municipal e o parlamentar entrou em contato com os produtores para trazer a iniciativa para a Casa. “Decidimos trazer para cá para que eles tenham um espaço para expor seus materiais e mostrar que eles podem ultrapassar suas dificuldades”, comenta.
Durante a realização do Projeto Mão na Arte, os servidores também puderam matar a saudade do passado com a Exposição de Antiguidades, promovida pelo Brechó Goiano. Foram expostos sofás, mesas, armários, louças, panelas, e tapetes antigos.
Brenda Marques, vendedora do brechó, diz que já é o terceiro ano consecutivo que realiza a mostra. “Esse tipo de exposição faz parte da cultura e história goianas. Acaba que é um conhecimento a mais para todos sobre o passado.”
Lousanne ainda ressalta que “tem tantas pessoas que circulam pelo saguão e nunca viram um objeto antigo. Outros viram e relembram: isso é da minha vó, isso é da minha época, eu lembro. A gente volta nas nossas raízes com essa exposição. Sempre é sucesso!”
Ambas exposições ficarão no saguão principal da Alego até quinta, 15.