Diretor Administrativo entrega Selo Verde em gabinetes
Na manhã desta quinta-feira, 22, o diretor Administrativo da Assembleia, Marco Antônio Ferreira, entregou o Selo Verde do projeto “Troque um copo descartável por uma atitude sustentável” a três departamentos da Casa. A entrega do selo se deu após a adesão das equipes dos gabinetes dos deputados Álvaro Guimarães (Dem), Rubens Marques (Pros) e da Escola do Legislativo à iniciativa, que tem por objetivo reduzir o uso de copos de plástico por parte de servidores e estagiários da Casa.
Além do diretor administrativo, representantes da Seção de Publicidade e Imagem, Comissão de Tributação e Finanças, Assessoria Adjunta da Diretoria Administrativa e Seção de Serviços Especiais de Engenharia, de Segurança, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente participaram da entrega.
O projeto teve início em junho deste ano e já no primeiro mês o Poder Legislativo estadual promoveu uma redução de 50% no quantitativo de copos descartáveis usados para ingerir água e café. De acordo com o diretor Marco Antônio Ferreira, eram usados 120 mil copos plásticos por mês na Casa, e atualmente são fornecidos apenas 30 mil. Segundo ele a intenção é zerar o fornecimento de descartáveis até o final deste ano. “A adesão ao projeto é voluntária, mas percebo uma vontade entre todos os servidores de fazer parte dessa iniciativa. Nossa meta é alcançar 100% de todos os departamentos até dezembro.”
Marco Antônio Ferreira explicou a importância do projeto ao meio ambiente: “Um copo demora cerca de 300 anos para se decompor e a adesão da Assembleia tem ajudado a diminuir a quantidade de descarte dsse material. Nossa meta é diminuir em até 75% o consumo de copos descartáveis”, afirmou.
Iniciativa tem apelo ambiental
O projeto busca, além de economia financeira com a suspensão de compras de copos descartáveis, estimular os públicos interno e externo da Assembleia Legislativa a adotar atitudes sustentáveis e ambientalmente corretas. A ideia é eliminar a utilização de um dos materiais de maior potencial poluidor, o plástico, que ao ser descartado na natureza leva até 450 anos para se decompor.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1950 a humanidade já produziu 8,3 bilhões de toneladas de plástico. Desse montante, cerca de 6,3 bilhões já foram descartadas. E se continuarmos nesse ritmo, pesquisadores apontam que em 2050 haverá mais de 12 bilhões de toneladas de resíduos plásticos, comprometendo a vida no planeta.