Ícone alego digital Ícone alego digital

CPI da Enel

22 de Agosto de 2019 às 17:10
Crédito: Denise Xavier
CPI da Enel
Reunião extraordinária da CPI da ENEL
Nessa 5ª feira, a Comissão aprovou a convocação do novo presidente da Enel, José Luis Salas, para depoimento no dia 12 de setembro. Os planos de investimentos da empresa até 2022 também foram requisitados.

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel se reuniram, na tarde desta quinta-feira, 22, em reunião extraordinária no auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). No encontro foi aprovado um requerimento que solicita acesso aos planos de investimentos da empresa Enel — responsável pela distribuição de energia em Goiás — nos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022.

Segundo o presidente da comissão, Henrique Arantes (PTC), a empresa teria assumido o compromisso de investir R$ 1 bilhão por ano em locais estratégicos. “Mas queremos saber quais são essas localidades. Precisamos entender se isso condiz com a necessidade do Estado. Já realizamos diversas audiências públicas em diferentes localidades exatamente para saber onde estão as maiores deficiências”.

Também foi aprovado pelos membros da comissão a convocação do novo presidente da Enel, José Luis Salas. Ele deverá comparecer ao Legislativo no dia 12 de setembro. “O plano chegará antes da visita dele (José Luis) ao Parlamento, então teremos condições de questioná-lo”, disse Arantes.

Encontro com o governador 

Os parlamentares aprovaram também o encaminhamento de um ofício ao Executivo para que seja agendada uma reunião com o governador Ronaldo Caiado (DEM). “Os membros da comitiva possuem algumas perguntas. Gostaríamos de entender e conversar também sobre o plano de intenção que o governador quer assinar com a Enel".

Outro fator que deverá ser abordado diz respeito a “possível investida” de Caiado em fazer com que a Celg GT assuma a distribuição de energia no estado. “Temos a convicção de que isso é juridicamente inviável”, pontuou Arantes. A expectativa segundo o deputado é de que a reunião ocorra dentro das próximas semanas.

Audiências públicas

“Marcamos também uma audiência com o Secovi [Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias] que é um setor produtivo que demanda energia e está reportando uma negativa constante em relação ao serviço prestado pela Enel”, explicou o presidente. Segundo ele, outra — que ainda não possui data definida —deverá ser realizada no Vale do Araguaia, no município de São Miguel do Araguaia: “É a única região que não visitamos ainda”.

Na segunda-feira, 26, a comissão tem reunião marcada no município de Quirinópolis. Na terça, os parlamentares seguirão para Jataí. A intenção dos encontros é levantar as queixas mais recorrentes em relação a prestação do serviço de energia nas diferentes regiões do estado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.