Humberto Aidar quer língua de sinais nas escolas

31 de Outubro de 2007 às 09:38

Por iniciativa do deputado Humberto Aidar (PT), a Língua Brasileira de Sinais (Libras) pode ser incluída na grade curricular do Ensino Médio do Estado de Goiás. O projeto foi apresentado em plenário, teve aprovação preliminar, e será examinado agora pelas Comissões Técnicas da Assembléia Legislativa.

Aidar divide responsabilidade com a Secretaria de Educação para a implantação da matéria no Estado, de comum acordo com normas fixadas pelo Conselho Nacional de Educação. Antes do início das aulas de Libras, a Secretaria deve elaborar programa curricular e proposta pedagógica; estabelecer a carga horária e promover a qualificação docente dos professores habilitados à disciplina mencionada.

A Língua Brasileira de Sinais, lembra o deputado do PT, é composta de todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática, semântica, sintaxe e outros elementos, preenchendo assim os requisitos científicos para ser considerada instrumental lingüístico de poder e força. “Com certeza, a sua inclusão na grade curricular do ensino médio derrubará a grande barreira que existe entre as pessoas portadoras de deficiência auditiva e aqueles que não possuem esta deficiência”, completa.