Alego apoia simpósio que irá discutir a participação da mulher na política
A valorização da participação feminina na política goiana é uma pauta vem ganhando cada vez mais destaque na agenda institucional da atual gestão da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Para afirmar ainda mais tal compromisso, esta Casa de Leis se engaja agora na organização colaborativa do 2ª Simpósio “A Importância da Mulher na Construção de um Parlamento Democrático”, a ser realizado no próximo dia 26, em Goiânia e em outras capitais do país, como Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Interessados em participar do evento podem efetuar sua inscrição clicando aqui.
Em Goiânia, o seminário terá lugar no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal na Universidade Federal de Goiás (UFG). O início do debate está marcado para às 8 horas e término previsto para às 13 horas. A expectativa dos organizadores é a de que o público gire em torno de 4 mil pessoas.
Uma das duas deputadas com mandato eletivo na atual legislatura da Alego, a Delegada Adriana Accorsi (PT) já confirmou presença no evento (a outra deputada é Lêda Borges, do PSDB). Adriana dividirá espaço na mesa com outras 12 mulheres que ocupam posição de destaque no cenário nacional e regional, como a procuradora-geral da República, Raquel Dodge; a ministra do Superior Tribunal do Trabalho, Delaíde Miranda; e a deputada federal Flávia Morais (PDT/GO), que também já cumpriu mandato na Alego.
Durante a coletiva de imprensa que marcou o lançamento da edição goiana do evento, o diretor de Comunicação da Casa, Antônio Danin Junior, destacou o compromisso da atual gestão com os propósitos do evento. Dentre eles estão: a busca por uma maior participação das mulheres no Legislativo, o empoderamento feminino e a igualdade de gênero.
O Simpósio
Idealizado pelo senador Luiz do Carmo (MDB-GO), o evento é fruto de parceria com diversas instituições públicas do Estado. Além da Alego estão também: o Ministério Público de Goiás, o Tribunal de Justiça de Goiás, a Defensoria-Pública de Goiás, o Tribunal de Contas dos Municípios dos Estado de Goiás, a Federação Goiana de Municípios, a Ordem dos Advogados do Brasil - Goiás, a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica - Goiás, a Universidade Federal de Goiás, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, a Faculdade Universo Salgado, o Instituto Federal Goiano, o Instituto Federal de Goiás, a Câmara Municipal de Goiânia, o Conselho Estadual da Mulher, a União Brasileira de Mulheres e o próprio Senado Federal.
A primeira edição foi realizada no Congresso Nacional, em Brasília, no dia 27 de junho. A ocasião contou com a participação de representantes do projeto Mulheres no Legislativo, uma ação de cunho institucional que vem sendo desenvolvido pela Alego desde abril deste ano.
Luiz do Carmo é autor do projeto de lei que reserva 30% das vagas do Poder Legislativo para mulheres (PL 2.235/2019). A pauta deverá ocupar, novamente, lugar central nas discussões do simpósio.