Servidores da Alego podem participar de seminário que discute políticas públicas
A avaliação de políticas públicas e o comportamento político são temas do 1º Seminário do Grupo de Pesquisa em Comportamento Político e Qualidade da Democracia (COMPOQ), que será realizado nesta sexta-feira, 6, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Faculdade de Direito da UFG. Organizado pelos programas de pós-graduação em Ciência Política e em Direito e Políticas Públicas, ambos da UFG, o evento será aberto para os servidores e parlamentares da Assembleia Legislativa de Goiás.
Durante o seminário, serão realizados palestras e debates com pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, órgãos governamentais e consultoria privada sobre avaliação de políticas públicas e comportamento político. A inscrição pode ser realizada no local, gratuitamente, e contará com certificados de participação.
Às 8 horas o evento será aberto com a Mesa de Avaliação de Políticas Públicas. A primeira palestra será “Avaliação de Políticas Públicas no Estado de Goiás: avanços e desafios”, com o doutor em Economia pela UnB, Guilherme Oliveira (FAPEG). Em seguida, será discutido o “Índice Multidimensional de carência das famílias (IMCF) como ferramenta para o direcionamento, o monitoramento e a avaliação de políticas sociais em Goiás”, com o mestre em Economia pela Pennsylvania State University Cláudio Nogueira (IMB).
A manhã será encerrada com os temas “Qualidade e utilidade em monitoramento e avaliação”, ministrada pelo mestre em Ciência Política pela UFGM, Guilherme Rodrigues (Herkenhoff & Prates), e “O desenvolvimento do campo de avaliação de políticas públicas no Brasil”, pelo doutor em Ciência Política pela UFMG, Robert Bonifácio (UFG) e os mestrandos pela UFG, Tancredo Silva e Claudiney Rezende.
Durante a tarde, será iniciada a segunda mesa, sobre Comportamento Político, com a palestra “Cuando el mecanismo de destitución presidencial se convierte en un voto de desconfianza: determinantes y consecuencias en los casos de Brasil y Peru”, com o doutor em Ciência Política pela Universidade de Salamanca, João Botelho (UFG). Em seguida, será a palestra “Fake News no Brasil: quando e como as correções funcionam”, com o doutor em Ciência Política pela Vanderbilt University, Fred Batista (University of North Carolina).
Por fim, o evento será encerrado com a palestra “The ideological basis of conservatism in Latin America: the brazilian 2018 elections”, com o doutor em Ciência Política pela University of Pittsburgh, Lúcio Rennó.