Virmondes Cruvinel propõe criação de política estadual de tecnologia social
O deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) pretende instituir uma política estadual de tecnologia social, através do projeto de lei de nº 4785/19. O objetivo da proposta é promover, potencializar, organizar, desenvolver, fomentar e fortalecer as atividades de tecnologia social. O projeto foi distribuído para o relator, deputado Helio de Sousa (PSDB), na Comissão de Constituição, Justiça e redação (CCJ) e aguarda o parecer.
O projeto considera Tecnologia Social atividades voltadas para a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida, desenvolvidas mediante processo coletivo de organização, desenvolvimento e aplicação, que tenham por finalidade planejamento, pesquisa, desenvolvimento, criação, adaptação e difusão.
O deputado justifica a propositura avaliando que as tecnologias amplificam o conhecimento popular, além da organização social desenvolvida nas redes. “Podem, também, contribuir para a autonomia das pessoas com deficiência, para o resgate de conhecimentos de povos indígenas e para o atendimento de outras demandas sociais”, justifica.
O projeto define ainda como instrumentos da Política Estadual de Tecnologia Social fundos setoriais de ciência, tecnologia e inovação, Fórum Nacional de Tecnologia Social, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), além da extensão universitária.