Ícone alego digital Ícone alego digital

Audiência pública irá discutir valorização dos profissionais de enfermagem nesta 3ª-feira, 10

10 de Setembro de 2019 às 07:25

A Assembleia Legislativa de Goiás realiza nesta terça-feira, 10, a partir das 8 horas, audiência pública para discutir ações para promover a valorização dos profissionais de enfermagem, como condições de trabalho, locais adequados para descanso durante plantões e qualidade de formação. A proposta do encontro é do deputado Vinícius Cirqueira (Pros) em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), e terá lugar no auditório Solon Amaral.

Cirqueira é defensor da jornada semanal de 30 horas para os profissionais de enfermagem, de acordo com projeto de lei de sua autoria, apresentado na Casa. “Essa conquista já foi obtida em mais de cem cidades no País. Oito estados já têm essa jornada de 30 horas, os médicos há 58 anos já têm essa jornada e fisioterapeutas há 25 anos. Nada mais justo que os enfermeiros e técnicos também tenham”, salientou.

Pela proposta de lei do deputado, a carga horária dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem não poderá ultrapassar o limite nas redes pública e privada do estado. O parlamentar justificou que os profissionais da enfermagem trabalham em jornadas ininterruptas, inclusive aos sábados, domingos e feriados, o que é uma das principais causas de estresse profissional, depressão crônica, além de outras doenças. “Para cuidar da saúde das pessoas, os profissionais precisam estar bem. Então, com muita honra, faço essa apresentação de projeto e quero apoio dos meus pares na Assembleia Legislativa para que possamos ter essa conquista para essa categoria tão importante”, defendeu.

Entre os temas abordados será o “Nursing Now”, uma campanha mundial de fortalecimento da enfermagem. O programa já está em 80 países, e tem por objetivos reconhecer o protagonismo e a excelência da enfermagem, além de valorizar e dar destaque ao trabalho desses profissionais. “É preciso debater questões como as condições de trabalho dessa categoria, a partir de temas como, por exemplo, a garantia de locais adequados para descanso para eles quando estão realizando os frequentes plantões”, afirmou o parlamentar.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.