Ícone alego digital Ícone alego digital

Homenagem aos 85 anos da AGI

10 de Setembro de 2019 às 08:20
Crédito: Marcos Kennedy
Homenagem aos 85 anos da AGI
Deputado Virmondes Cruvinel Filho
Alego promove sessão especial hoje, a partir das 19h30, em celebração à Associação Goiana de Imprensa, por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel. Comunicadores serão agraciados com Certificado de Honra ao Mérito Legislativo.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza nesta terça-feira, às 19h30, no plenário Getulino Artiaga, sessão especial em homenagem aos 85 anos da Associação Goiana de Imprensa (AGI). A iniciativa é do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), em reconhecimento aos serviços prestados pela AGI no desenvolvimento do estado de Goiás, notadamente na área da comunicação.

Presidente da AGI, o jornalista Valterli Guedes, em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, agradeceu a iniciativa de Virmondes Cruvinel, aprovada por unanimidade dos 41 deputados dessa 19ª Legislatura. Adiantou que na oportunidade, o deputado irá entregar o Certificado de Honra ao Mérito Legislativo a 74 profissionais da imprensa goiana.

“Vamos homenagear, inclusive, membros do Clube dos Repórteres Políticos de Goiás, que tem caminhado lado a lado com a AGI, desde a sua fundação, sobretudo em sua tradicional realização do Político do Ano”, frisou Valterli Guedes, procurador aposentado da Alego. Ele aproveitou esse espaço para reforçar o convite a todos os comunicadores e a população em geral para participar do evento.

História

Em 1934, mais precisamente no dia 10 de setembro, na cidade de Goiás, era fundada a Associação Goiana de Imprensa (AGI). “Trata-se de uma data histórica, especialmente para a área de comunicação do estado de Goiás, por isso merece ser comemorada com muita motivação”, diz o deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), que propôs sessão especial para a noite desta terça-feira, 10, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), para festejar os 85 anos da AGI.

“A história da AGI se confunde com a história de Goiás”, acrescenta o parlamentar, para quem a imprensa se transformou no chamado quarto poder, ganhando espaços no centro de decisões do Estado, sobretudo pela defesa de temas importantes para a sociedade organizada. “Imprensa livre é o primeiro requisito para uma democracia forte”, enfatiza Virmondes Cruvinel.

Entre os fundadores da AGI aparecem o primeiro prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges, além de intelectuais e incentivadores da imprensa livre, aos exemplos de Jaime Câmara, Alfredo Nasser, Albatênio Caiado de Godoy, Vasco dos Reis Gonçalves, Agnelo Arlington Fleury Curado, Zoroastro Artiaga, Abdalla Samaha, Benjamim da Luz Vieira, Goyaz do Couto, Mário Mendes da Costa, Claro Augusto de Godoy, João Monteiro, Ignácio Xavier da Silva, Octávio Artiaga e Batista Custódio.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.