Ícone alego digital Ícone alego digital

Juventude

19 de Setembro de 2019 às 07:05
Crédito: Marcos Kennedy
Juventude
Sessão Especial jovens líderes de Goiás
Sessão especial nessa 4ª-feira, 18, foi em reconhecimento a jovens líderes goianos, com presença da secretária nacional da Presidência da República, Jayana Nicaretta. Iniciativa dos deputados Jeferson Rodrigues e Diego Sorgatto.

O Plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa foi palco da sessão especial em homenagem a jovens líderes goianos, na noite dessa quarta-feira, 18. Por iniciativa dos deputados Jeferson Rodrigues (Republicanos) e Diego Sorgatto (PSDB), foi entregue o Certificado de Honra ao Mérito Legislativo a 78 pessoas que contribuíram de forma positiva para com o Estado de Goiás.

Dentre os condecorados estava Jayana Nicaretta da Silva, titular da Secretaria Nacional da Presidência da República, órgão que integra a estrutura do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Jeferson Rodrigues abriu os discursos da tribuna, falando da sua convicção em homenagear os representantes de todos os jovens visionários do Estado, que carregam a crença de serem protagonistas de melhores dias para o povo goiano. “Que vocês aproveitem essa oportunidade, não desistam dos seus sonhos. Tanto o querer e o realizar vêm de Deus. Mesmo que os chamem de sonhadores ou loucos, lutem por isso”, enfatizou.

Jeferson reforçou ainda que em Goiás o governador Ronaldo Caiado (DEM) irá realizar ações diretas para que as políticas públicas voltadas para o jovem de fato aconteçam. “Não somente o Executivo, mas nós do Legislativo estaremos juntos na luta e no objetivo de ter nos jovens uma sociedade melhor. Que deus abençoe a todos”, concluiu.

Já o deputado Diego Sorgatto fez uso da palavra para repercutir as pautas do Estado de Goiás para a juventude. Em seu discurso, Sorgatto contou que tinha estado há pouco com o governador Ronaldo Caiado, no Palácio das Esmeraldas, onde foi apresentado o protocolo de intenções para a participação do Estado no 4º Congresso Nacional da Juventude, entre outras pautas voltadas a juventude.

“Nesta semana mesmo, apresentei aqui na Casa um projeto visando a ampliação do passe livre estudantil, contemplando a região do Entorno do Distrito Federal. O governador está revisando e ampliando esse programa para que seu objetivo, que é atender as pessoas mais carentes, seja cumprido”, destacou Diego.

O parlamentar leu ainda o nome de todos os homenageados por ele na oportunidade, destacando suas ações em prol do desenvolvimento de Goiás. “Este momento é muito importante para trazer a referência que a juventude tem que ter. São grandes líderes e protagonistas dessa sociedade. Boa noite e muito obrigado”, concluiu.

Agradecimentos

O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Marcos Ferreira Cabral, também ocupou a tribuna na solenidade. Ele falou da sua alegria de poder promover políticas públicas, na equipe do governador Ronaldo Caiado, com perfil social das famílias que realmente precisam, sendo que um dos programas, por exemplo, é o passe livre estudantil que atende 90 mil jovens em todo o Estado.

 “Estamos vivendo o momento de recadastramento do programa Jovem Aprendiz, que já atende 5 mil jovens e com ampliação de mais 2 mil vagas em andamento. Temos políticas públicas avançadas juntos aos mutirões sociais, com alcance de políticas públicas do Governo Federal”, destacou o secretário.

Ainda, Marcos Ferreira Cabral apontou políticas públicas voltadas para crianças, como o programa Criança Feliz, que contempla as grávidas. “São programas como este que evitam que o jovem chegue no socioeducativo. E a Secretaria de Estado vem promovendo convênios para priorizar as famílias e um futuro com jovens capacitados, que alcancem dias melhores”, pontuou.

O presidente do Conselho Estadual da Juventude, Guilherme Martins de Araújo, ressaltou a dificuldade do jovem em se desenvolver no Estado de Goiás nos últimos anos, por considerar que “gestores antigos maquiaram medidas que não foram efetivas para a juventude goiana”.

De acordo com ele, graças à competência dos novos gestores e do governador Ronaldo Caiado, a realidade tem mudado. “Não se faz só política com o Governo, o jovem tem de participar e ser líder. A partir do momento que cada um toma sua posição, participa e se insere no meio, temos uma melhora nas políticas públicas voltadas para o jovem. Independentemente de movimentos que participam, ninguém está aqui àtoa. Vamos ser protagonistas da mudança que queremos”, disse aos colegas homenageados.

A superintendente da Criança, Adolescente e Juventude da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Thaís Morais de Sousa, ocupou a tribuna em nome dos homenageados. Ela registrou a gratificação em ver o plenário da Casa repleto de jovens que se destacam em suas áreas, merecedores da honraria recebida.

Ainda, destacou os deputados propositores por lembrarem da importância do jovem, dando visibilidade a eles. “O jovem era tratado de forma invisível, pela falta da seriedade nas políticas públicas que eram aplicadas à juventude. Em Goiás, até o ano passado, a atenção à juventude era encarada como política de Governo e nunca de Estado. Tudo se resumia a programas e projetos de curta vida útil e de efeito eleitoreiro. Hoje, em apenas nove meses, essa realidade mudou. A juventude é prioridade do governador Ronaldo Caiado”, garantiu a secretária.

Thaís acrescentou que hoje o passe livre estudantil é executado beneficiando mais de 90 mil estudantes na Região Metropolitana de Goiânia e Anápolis. E que a partir de outubro será pago no primeiro dia útil do mês, “corrigindo um erro histórico do Governo passado dentro desse programa”.

Por fim, fez questão de reforçar que Goiás é parceiro do Governo Federal e está totalmente alinhado com as políticas de juventude adotadas pela Secretaria Nacional da Juventude e o Governo de Jair Bolsonaro (PSL).

A secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta, foi a última a proferir discurso, contando que, na tarde desta quarta-feira, o governador Ronaldo Caiado convocou a 4ª Conferencia Estadual da Juventude que irá culminar na Conferência Nacional, convocada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) no último dia 16 de agosto.

“Temos grandes desafios nessa pauta, como a educação e a segurança pública. Os jovens são os que mais morrem no Brasil e também os que mais matam. A questão das drogas é outro tópico que os afeta. Os maiores problemas do País têm seu público alvo na juventude, entre 15 e 29 anos”, apontou a secretária.

Jayana enfatizou, ainda, o desafio de fazer com que essas conferências tenham um proposito e cumpram o mesmo. “Faremos uma conferência diferente, que tenha sentido e de resultado aos jovens. Queremos os que tiverem as melhores notas, melhores trabalhos e frequência, não mais jovens universitários como conhecemos. Esse jovem universitário não representa a maioria dos estudantes”, disse.

Por fim, lembrou que estamos passando pelo momento do bônus demográfico, ou seja, o Brasil nunca teve tantos jovens e provavelmente nunca mais terá. “O País irá passar por um envelhecimento daqui para frente. Queremos um perfil de juventude que busque servir a sociedade e não mais ser servida ou sugar dela. Buscamos um jovem inserido na família. Queremos seriedade e proposições. Que essas conferências tragam isso”, declarou.

Mesa da solenidade

Compuseram a mesa diretiva o deputado Jeferson Rodrigues, presidindo a sessão; o secretário de Estado de Governo, Ernesto Roller, representando o governador Ronaldo Caiado; a secretária nacional Jayana Nicaretta; o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Marcos Ferreira Cabral; a superintendente da Criança, Adolescente e Juventude da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Thaís Morais de Sousa; o presidente do Conselho Estadual de Juventude, Guilherme Martins Araujo. E ainda, o representante da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Cláudio Nascimento, e os deputados Rafael Gouveia (DC), Diego Sorgatto, Cairo Salim (Pros) e Rubens Marques (Pros), além da filha do governador, Ana Vitória Caiado.

Homenageados pelo deputado Jeferson Rodrigues

Cristiancley dos Santos Barros
Eder Pereira de Paula
Eduardo Zimmermann e Silva
Felipe Cortes Bezerra
Guilherme Augusto Borges Kiihn
Hanleryo Arantes de Oliveira Matos
Jayana Nicaretta da Silva
Johnathan Rodrigues Medeiros
Josie Duarte Batista Marçal
Leonardo Batista e Oliveira Barbosa
Luiz Carlos Batista Inacio
Marcelo Alexandre da Silva
Marco Aurélio Nascimento
Marcus Roberthus Rodrigues Lemos da Cunha
Mateus Felix Lopes
Pablo Henrique Costa Marçal
Pablo Magalhães de Assis
Priscila Helen de Oliveira Alves
Rodrigo Augusto Gomes Neiva Costa
Thales Wesley Cavalcanti Costa
Tiago C Mara Lopes Costa
Victor Hugo dos Santos Pereira
Victor Salatiel Cintra
Vinícius Andrade Valente
Wendel Ferreira Cavalcante
Willian Neves de Paiva

Homenageados pelo deputado Diego Sorgatto

Adalberto Soares Carvalho
Alex Melo Rodrigues de Sousa
Alexandre Godoi da Silva
Amanda Elias Cabral Leão
Carlos Henrique Côrtes de Queiroz
Carolina Tavares Araújo
Cauê Júnio Braz Fernandes
Cézar Augustus Ricardo Barbosa
Danielle Alves Pereira
David Vieira da Silva Aparecida
Enedino Aparecido da Silva Borges
Eryc Martins Grigório
Fabiano Bissotto
Felipe Medeiros Nascimento
Glaykon Rangel de Souza Alves
Gleison Sousa Carvalho
Guilherme Alves de Matos Bites
Guilherme Martins de Araújo
Gustavo França Reges
Helrrayne Victor Ferreira Pires
Italo Adriel Gonçalves de Souza Caixeta
Jeferson Gomes da Silva
Jéssica Araújo Batista
João Mateus Nogueira Fernandes
Jordany Corinto
Julio Cesar Chaves Filho
Kaick Almeida Falloni
Kleber dos Santos Rosa Vicente
Léo Júnio Medeiros Lobianco
Luan Deodato Machado Alves
Lucas Cardozo Dalló
Luddy Munyck Ribeiro Diogo Melo
Luis Regis Gonçalves
Luiz Fernando da Silva Conceição
Luiz Paulo Morais Roriz
Mackson Deyvide de Almeida Sousa
Marcus Antonio Moura Silva
Marcus Vinicius Pereira Farias
Mardem Matos da Costa Junior
Marina Mendes Mota de Oliveira
Matheus Almeida Silva
Paulo Ricardo Santos Dourado
Paulo Vitor Avelar
Rafael Davi Campos
Renatta Moreira Martins
Romel Torres Munhoz
Samuel da Costa de Medeiros
Sandro Coelho Ferreira Filho
Tainá dos Santos Melo
Thaís Moraes de Sousa
Tiago Ribeiro Machado
Wesley Pereira da Costa

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.