Projeto visa dar apoio psicológico para servidores da segurança
De autoria do deputado Cairo Salim (Pros) começou a tramitar na Casa o projeto de nº 5542/19, que autoriza o Poder Executivo a estabelecer o "Programa de Apoio Psiquiátrico, Psicológico e de Acompanhamento à Atividade Profissional", destinado a policiais civis e militares, bombeiros militares, inspetores de segurança e servidores da Administração Penitenciária vítimas de traumas, decorrentes do exercício de suas funções.
De acordo com o deputado, a proposta é inspirada em projeto de lei do deputado estadual André Fernandes (PSL/CE). “É conhecida e inegável a condição de elevado estresse funcional a que são submetidos, diuturnamente, policiais civis e militares, em consequência dos elevados índices de violência experimentados em diversas cidades do estado de Goiás, bem como os altos índices de suicídio entre esses profissionais”, comenta Cairo Salim em suas justificativas.
Segundo ele, como decorrência direta dessa violência, bem como de outros problemas específicos que afetam diretamente o sistema penitenciário, experimentam os inspetores de Administração e Segurança Penitenciária, igualmente, semelhantes níveis de tensão.
Aprovada preliminarmente, a matéria segue agora para análise na Comissão de Constituição e Justiça. Se for aprovada segue para ser apreciada em dois turnos de votação em Plenário.