Cláudio Meirelles propõe oferta de atendimento psicológico nos colégios da rede estadual
A saúde mental se tornou um assunto em destaque nos últimos anos. O Setembro Amarelo, por exemplo, é um movimento que surgiu da necessidade de dar mais atenção a esse assunto. Muitos traumas psicológicos podem acontecer na infância e prolongar-se até a vida adulta, ocasionando problemas de convívio social e até em casos de violência.
Com o objetivo de oferecer uma solução ao problema, o deputado Claúdio Meirelles (PTC) apresentou em Plenário o projeto de lei de n° 5539/19, que dispõe sobre a oferta de consultas com psicólogos, psicopedagogia e assistência social a alunos e profissionais dos colégios estaduais de Goiás. A propositura foi distribuída ao relator, deputado Antônio Gomide (PT), na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
O parlamentar justifica o projeto alegando que nos últimos anos aumentou os casos de violência de alunos no ambiente escolar, causados, principalmente, por bullying e violência doméstica. Segundo ele, a presença dos profissionais no ambiente escolar é importante para a identificação de problemas como depressão, hiperatividade e comportamentos violentos. As terapias são fundamentais para estancar a violência do indivíduo e diminuir problemas sociais.
Além disso, Cláudio cita a resistência que os pais dos alunos têm de levá-los à terapia, e por isso, oferecer tratamento nas escolas seria uma alternativa para superar o problema. O deputado também cita uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, que indica que 71% dos profissionais da educação se afastam do ofício por causa de problemas psicológicos ou psiquiátricos.
No projeto, fica estipulado que as consultas serão obrigatórias, mesmo quando o aluno se forme ou mude de instituição, mantendo as consultas no lugar em que começou a terapia. As consultas poderão ser solicitadas pela direção, coordenação, profissionais da psicologia e assistência social, professores, alunos e pais de alunos.