Ícone alego digital Ícone alego digital

Agenda consolida as ações culturais do Legislativo em Goiás

05 de Novembro de 2007 às 16:35
A Agenda Cultural Assembleia foi lançada esta terça-feira, com a presença de inúmeros destaques do campo das artes em Goiás. Também foi assinado com a Agepel convênio que vai permitir a exibição, pela TV Assembléia, dos melhores filmes de todos os FICA. A Agenda vai dar transparência à seleção de artistas goianos que terão apoio da Casa.

O apoio às artes goianas ganhou esta tarde um poderoso instrumento na Agenda Cultural Assembléia oficialmente lançada com a presença de autoridades do meio artístico e cultural coo uma ferramenta que vai abrir espaço para a divulgação da produção cultural realizada em Goiás.

Na oportunidade o presidente da Assembléia, deputado Jardel Sebba (PSDB), também assinou convênio com a Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira  para a TV Assembléia veicular filmes premiados no Festival Internacional de Cinema Ambiental - FICA, realizado anualmente na Cidade de Goiás.

Outro aspecto importante da parceria firmada com a Agepel é a possibilidade de divulgar vídeos do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS). Há um imenso volume de registros históricos em vídeo, como entrevistas raras de Pedro Ludovico Teixeira, Cora Coralina e outras autoridades do meio político e cultural de Goiás.

Jardel Sebba informa que o lançamento da Agenda Cultural Assembléia vai permitir transparência na seleção das obras de artistas goianos que terão apoio da Casa. "Antigamente, o artista apenas conseguia expor seu trabalho se tivesse apadrinhamento político. Hoje, com a Agenda, isso será diferente", afirmou.

Linda Monteiro disse que o Legislativo tem se mostrado preocupado com a cultura como um todo, que é algo mais elevado e que alimenta o espírito. A presidente da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel) afirma que o espaço oferecido pela Casa é uma janela de acesso à produção cultural de Goiás.

O coordenador do Centro de Cultura e Intercâmbio da Casa, Luiz Signates, afirma que, num primeiro momento, a Agenda vai contemplar artes plásticas e fotografia. "A idéia é que seja estendida para literatura, música e artesanato e as demais áreas do campo das artes, privilegiando a arte goiana", diz Luiz Signates.

O cientista político Francisco Itami Campos, que publicou três livros sobre a história do Legislativo goiano, disse que a Assembléia tem realizado um trabalho de divulgação das artes ao longo de sua existência. De acordo com ele, é preciso agregar orgãos de fomento à cultura com a formação dos artistas.

"O Legislativo é uma representação da sociedade e tem papel importante na preservação e incentivo das artes em Goiás. O lançamento da Agenda Cultural Assembléia é um momento significativo. Fazem muitas críticas sobre a atuação da Casa, que tem respondido com ações dentro de um importante trabalho para a cultura em Goiás", afirmou Itami Campos.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.