Virmondes Cruvinel defende construção de barragens para produzir água doce
Foi encaminhada para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), a propositura legislativa n° 5789/19, de autoria do deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania). O projeto visa instituir política de incentivo para a construção de barragens produtoras de água doce para consumo humano, na Bacia do Rio Meia Ponte.
A intenção do deputado é promover mecanismos para evitar a escassez de água. “Ao instituir uma política de incentivo a construção de barragens produtoras de água na Bacia do Rio Meia Ponte, o parlamentar se coloca notadamente ao dispor sobre conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais e proteção do meio ambiente”, explica.
Essa política determina a utilização das barragens da Bacia do Rio Meia Ponte, acima da captação de Goiânia, para liberação da água nos meses de setembro a outubro. As obras físicas serão realizadas exclusivamente por iniciativa privada, mas sob o controle técnico do poder público. Assim que concluída a obra, será repassado o direito de propriedade ao Saneamento de Goiás (Saneago).