Dia Mundial do Compositor

Por iniciativa do líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (MDB), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) encerrou a sessão especial em comemoração ao Dia Mundial do Compositor, comemorado anualmente no dia 7 de outubro. Na ocasião, o parlamentar agraciou 123 profissionais da música goiana com o Certificado de Honra ao Mérito Legislativo. Entre eles, o cantor, compositor e produtor musical, Marcos Vinicius Carlos Alves (Vine), que já escreveu canções para diversos artistas de renome.
Bruno Peixoto abriu os discursos da tribuna, destacando a importância dos compositores que produzem grandes sentimentos, como choro e alegria, levando a música para milhares de pessoas, enquanto permanecem anônimos.
“Prestamos uma justa homenagem nesta noite a pessoas que marcam a história cultural do nosso Estado. Hoje, a Assembleia Legislativa reconhece o trabalho produzido por esses profissionais, que levam o nome de Goiás para todos os cantos do mundo, através das poesias, letras e do canto”, enfatizou.
“Nessa noite o Poder Legislativo reconhece o nome de cada um de vocês. Seus nomes foram apresentados ao Plenário, todos apoiados por unanimidade e até elogiados por colegas que conhecem o trabalho de vocês. No que depender de mim, vamos aprovar a regulamentação da profissão de compositor e dar rosto às palavras, músicas e composições. Contem comigo, como deputado e líder do Governo”, finalizou o líder do Governo na Casa.
Agradecimento
O compositor Marcos Vinicius Carlos Alves (Vine) ocupou a tribuna em nome dos homenageados. Ele agradeceu ao deputado Bruno pela homenagem da noite, discursando em rimas para representar a si e seus colegas músicos.
Vine destacou que, mesmo com tudo já conquistado, ainda tem muito caminho para percorrer, muita letra para escrever e muita música para criar. “Tenho consciência que para o mundo ser feliz temos que dar nossa contribuição. Nossa letra, nossa arte, nossa vida e sustento, nosso ganha pão diário, que mesmo amassado, eu chamo de alimento. Transformar em diferente o que para muitos é rotina, faço o simples virar hit, faço a dor virar rima”, declamou o compositor.
Por fim, pediu aos presentes que olhem para sua classe, que tem a cara invisível, mas excesso de arte. “Faço o choro virar riso, o pobre ficar rico, faço o leigo virar sênior. Expresso minha gratidão por essa homenagem linda. Enquanto vida eu tiver, farei de tudo que eu puder para que esse ato se repita”, concluiu.
Mesa da solenidade
Compuseram a mesa diretiva, além do deputado que presidiu a sessão: o pastor Snadro Murilo; o ex-vereador Joãozinho Guimarães, representando o secretário de Estado da Industria e Comércio, Wilder Moraes; o homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo, subtenente da Polícia Militar, Werley Junior Costa; e o diretor do Sindilojas, Rubens Kirsteim Júnior.
Na solenidade da noite desta segunda-feira, 30, o deputado Bruno Peixoto, autor da propositura, vai condecorar 123 profissionais da música goiana com o Certificado de Honra ao Mérito Legislativo.