Ícone alego digital Ícone alego digital

Mudanças no Governo

03 de Outubro de 2019 às 16:56
Crédito: Valdir Araújo
Mudanças no Governo
Entrevista com Dep. Bruno Peixoto
As mudanças de titulares em órgãos do estado e a escolha da ex-senadora Lúcia Vânia para o Desenvolvimento Social dominou os debates no plenário da Assembleia na tarde desta quinta-feira. Para Bruno Peixoto a escolha é acertada.

A chegada de Lúcia Vânia ao Governo de Ronaldo Caiado (DEM) foi um dos principais assuntos alvos de debates entre os deputados estaduais durante a sessão plenária desta quinta-feira,03, na Assembleia Legislativa. A ex-senadora, atualmente sem partido, aceitou o convite do chefe do Poder Executivo e vai assumir o comando da Secretaria de Desenvolvimento Social. A posse está marcada para às 10 horas desta sexta-feira,04.

O líder do Governo na Alego deputado estadual Bruno Peixoto (MDB) elogiou a escolha e acredita que a ex-senadora vai ajudar a deslanchar as ações sociais do Governo. “Todos nós sabemos a amizade e o carinho que o governador Ronaldo Caiado nutre pela ex-senadora Lúcia Vânia. Não tenho dúvidas que ela vai trazer resultados positivos para o Governo”. Peixoto refutou o fato de a ex-senadora ter pertencido à base de apoio da administração passada. “Independentemente de ser do Governo passado ou não acreditamos na competência e capacidade de Lúcia Vânia”, defendeu.

A mudança de titularidade na Secretaria de Desenvolvimento Social rendeu elogios por parte de uma das integrantes da bancada de oposição na Assembleia Legislativa. Lêda Borges (PSDB), que faz constantes críticas ao Governo, defendeu a nomeação da ex-senadora. “Uma grande aquisição para este Governo. Eu fico feliz e a ex-senadora Lúcia Vânia é extremamente capaz de buscar recursos em Brasília, para poder articular uma pasta fundamental e que precisa começar a avançar no estado de Goiás”, disse.

Porém, na oposição, tem parlamentar observando com certo espanto a ida de Lúcia Vânia para a secretaria. O deputado estadual Lucas Calil (PSD) é um deles. Calil considera estranho o fato da ex-senadora ter pertencido à base de apoio da administração anterior, de ter integrado a chapa majoritária de oposição ao atual Governo, como candidata ao senado, e passar a integrar os quadros do primeiro escalão do Executivo um ano após as eleições. “É um Governo ineficiente que traz para os seus quadros a ex-senadora Lúcia Vânia, aliada de primeira hora do Governo passado. Talvez seja um bom presságio. Agora eles querem sair do palanque e começar a governar e recorrendo a pessoas que trabalham”, comentou.

Apesar da defesa da indicação por parte do líder do Governo a chegada de Lúcia Vânia pode provocar descontentamentos na base aliada de Ronaldo Caiado. A percepção vem do deputado estadual Vinícius Cirqueira (Pros). “O nome dela é muito experiente, tarimbado. Agora politicamente talvez não seria um nome que agrade, principalmente a base do governador. Para se ter uma ideia vários partidos que apoiaram o governador não fazem parte do primeiro escalão. Vários companheiros não foram contemplados. E você traz uma pessoa que estava em outra chapa, com um grupo político com um histórico extremamente tucano e “marconista?”. Eu vejo que muitas pessoas não estão felizes com essa nomeação”, revelou. Vinícius disse ainda não fazer parte da ala dos descontentes, porém disse “ter muita gente com dor de cotovelo”.

Dança das cadeiras

A ida de Lúcia Vânia para a Secretaria de Desenvolvimento Social provocou mudanças em outras pastas. Marcos Cabral, ex-prefeito de Santa Terezinha de Goiás, que comandava o órgão assumirá a presidência da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e Pedro Henrique Sales, atual presidente da Codego, vai para a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). O atual presidente da Goinfra, Ênio Caiado, vai para a Goiás Parcerias, que recentemente teve a diretoria destituída por suspeitas de irregularidades e estava sendo comandada pelo interino Heitor Camargo.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.