Álvaro Guimarães relembra trabalhos realizados na época da Constituinte Estadual
Durante sessão especial que condecora os deputados que participaram da Assembleia Estadual Constituinte de 1988-89, o deputado estadual e único constituinte que segue com mandato na Casa, Álvaro Guimarães (DEM), subiu à tribuna do plenário Getulino Artiaga para agradecer honraria e relembrar trabalhos realizados naquele período de discussões que dariam rumo ao estado.
Emocionado, Álvaro lembrou que há 30 anos estava presente no mesmo local para adaptar a Constituição Estadual à Federal, que completou 30 anos no último dia 5 de outubro. “Não foi uma tarefa fácil. Foram 232 dias de trabalho árduo e 96 sessões plenárias para chegar ao um consenso e finalizar a produção da nossa Carta Magna”, disse.
Álvaro contou que na época, foi titular da Comissão de Organização dos Municípios e Regiões Metropolitanas e suplente das Comissões de Sistematização e de Administração Pública e Finanças. “Elaboramos a Carta Magna de 1989 atendendo aos anseios e necessidades de uma sociedade que sonhava com o fim do militarismo e uma relação de respeito e dignidade para com seus representantes”, comentou.
O democrata enalteceu ainda aqueles deputados que fizeram parte da constituinte, mas que já faleceram. “Infelizmente muitos deles já faleceram e não tiveram oportunidade de presenciar os frutos e conquistas plantados naquele 5 de outubro de 1989”.
O parlamentar falou brevemente sobre sua trajetória pessoal. “Sou filho de uma família humilde e ordeira, nasci na roça, perdi meu pai aos 16 anos e aos 17 fui emancipado pela minha mãe e assumi as responsabilidades da minha família. Então nasceu esse homem que vos fala. Oriundo do compromisso de ser exemplo de moralidade e responsabilidade com o bem-estar do outro”, tratou.
“Um matuto da roça que está no sétimo mandato parlamentar como representante do povo goiano, especialmente de Itumbiara, e toda região sul, que encontrou na dificuldade, anseios e sonhos alheios, a oportunidade de melhorar a qualidade de vida da sociedade através da política”, disse ainda.
Ele explicou durante sua fala que, desde que a Constituição foi promulgada, Goiás passou a vivenciar grandes e importantes mudanças, avanços e conquistas, especialmente, na estrutura político-econômica e social. “Este é um momento memorável pra mim e pra história política brasileira por sua relevância e construção de uma sociedade mais justa, participativa e responsável”, disse Álvaro.
Por ser o único deputado constituinte que ainda exerce mandato na Casa de Leis, o democrata se comprometeu “a cumprir todos os compromissos públicos com a sociedade e com o governo, para continuar honrando a confiança daqueles que há 30 anos, me mantém neste plenário com seus votos”.
Por fim, o parlamentar afirmou que, para ele, o sucesso na vida pública resulta do contato direto e contínuo com a população. “Apesar da modernidade tecnológica, não se deixem enganar pelo toque virtual. É o contato físico, olho no olho, aperto de mão e pés no chão que faz de qualquer homem um bom representante de seu povo e de seus ideais. Viva a democracia!”
A solenidade ocorre no plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) na manhã desta quarta-feira, 9.