Audiência sobre leite constata falha na fiscalização da Agrodefesa

06 de Novembro de 2007 às 13:29

A audiência pública desta manhã na Assembléia Legislativa discutiu a real situação do leite no Estado e concluiu que a fiscalização e o controle agropecuário realizados pela Agrodefesa são falhos. O encontro foi promovido pela deputada Isaura Lemos (PDT), na Sala Solon Amaral.

Para a deputada, é preciso esclarecer onde está a falha, quem são os responsáveis e quais são as marcas recomendadas para consumo. Segundo ela, é preciso estar atento à repercussão social e econômica que essa crise pode trazer ao Estado.

A denúncia de adição de soda cáustica e água oxigenada ao leite consumido em Goiás reduziu em cerca de 30% a venda do produto nos supermercados da capital. De acordo com o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Reginaldo Vasconcelos, a associação está fazendo um levantamento com todos os supermercados associados para coibir a venda dos produtos irregulares nos supermercados.

A gerente de Educação para o Consumidor do Procon-GO, Sara Saeghe Ximenes, disse que as medidas que cabem ao órgão já foram tomadas e que resta agora é as instituições responsáveis tomar as devidas providências. Ela enfatizou na audiência que a presença de irregularidades graves no leite causou espanto e levou o Procon a divulgar os resultados.

O presidente da Centroleite, que agrega 14 cooperativas produtoras de leite do Estado, Haroldo Max de Sousa, diz que é preciso ir fundo nas investigações sobre os fraudadores sob pena de a crise se alastrar e sair do controle das autoridades estaduais e federais.

O representante do Ministério Público, Robertson Mesquita, disse que os donos de laticínios são os únicos culpados pela crise no setor, e propôs ação civil contra quem adultera o leite. Caso seja comprovada a culpa, o reponsável pode ser multado em R$ 5 mil por cada produto derivado do leite e pena de dois a cinco anos de prisão.

O deputado Misael Oliveira (PDT), que esteve na audiência, decidiu manter sua assinatura no pedido de CPI para investigar o caso. A mesa dos trabalhos foi formada pelo presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembléia, deputado Tiãozinho Costa (PTdoB), além dos deputados José Nelto (PMDB), Adriete Elias (PMDB), Helio de Sousa (DEM), Misael Oliveira (PDT), Vanuza Valadares (PSC) e Doutor Valdir (PR).

Participam ainda da audiência pública Maria das Graças (Associação das Donas de Casas), Luiz Becker Karst (superintendente-executivo da Secretaria de Agricultura), Eurípedes Amorim (Agrodefesa), Ângela Maria Miranda Melo Cardoso (Vigilância Sanitária Estadual), Jadeson Tavares de Oliveira (Vigilância Sanitária Municipal), Eurípedes Barsanulfo da Costa (Federação da Agricultura e Pecuária) e Divino Goulart (Fetaeg).