Ícone alego digital Ícone alego digital

Guardas Civis Municipais

11 de Outubro de 2019 às 10:37
Crédito: Sérgio Rocha
Guardas Civis Municipais
Homenagem à Guarda Civil Metropolitana
Adriana Accorsi entrega Certificados de Honra ao Mérito a policiais de cinco corporações de Goiás: Goiânia, Aparecida, Senador Canedo, Rio Verde e Trindade. Deputada assumiu compromisso de seguir trabalhando em prol da categoria.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta sexta-feira, 11, sessão especial  em homenagem a servidores da Guarda Civil de cinco municípios: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Rio Verde e Trindade. A iniciativa é da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), que, ao abrir os trabalhos, enfatizou que esse reconhecimento ao trabalho da Guardas Civis Municipais já faz parte da história dos seus mandatos de deputada estadual.

Logo após a abertura da sessão com a execução do Hino Nacional, Adriana Accorsi propôs um minuto de silêncio em respeito à morte de Marcelo Brandão, que integrava a Guarda Civil Municipal de Goiânia. Em seguida, a deputada fez o pronunciamento ressaltando a relevância do trabalho realizado pelas Guardas Civis Municipal no Estado de Goiás. Enfatizou que o guarda civil tem comprometimento com a vida humana e atua de forma ativa e preventiva para protegê-la e promover a paz e a ordem na sociedade.

Adriana Accorsi lembrou que, quando foi secretária municipal de Defesa Social, iniciou um processo de estruturação e capacitação total da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, juntamente com o então comandante Elton Ribeiro de Magalhães. Realizamos uma atualização de todos os guardas, onde o efetivo foi capacitado em mais de quinze cursos diferentes, desde armamento e tiro, direitos humanos, braile, taser, padronização de abordagens, dentre outros”, destacou. 

A deputada falou que durante esse período, eles conseguiram aprovar três projetos federais. “'O crack: é possível vencer'; 'Goiânia Mais Segura' e o vídeomonitoramento, com aporte financeiro de mais seis milhões de reais em estrutura e equipamentos. Por fim, declarou seu irrestrito apoio aos guardas goianos. “Estou ao lado das Guardas Civis Municipais e farei de tudo para o fortalecimento de todas elas e também para que a Lei 13.022 seja devidamente cumprida”. 

Em seguida, crianças do coral “Dó, Ré, Mirim”, da Guarda Mirim de Aparecida de Goiânia, realizaram apresentação musical. Além delas, que cantou Aquarela, de Toquinho; e Aleluia, de Leonard Cohen, a harpista Aline Araújo e o violinista Daniel Lima também engrandeceram a sessão com suas apresentações musicais. 

Em seguida subiu à tribuna a coordenadora do programa "Mulher Mais Segura", da Guarda Civil Metropolitana, Flávia Modesto da Silva, para falar sobre ações do projeto. Com orgulho fui escolhida para falar em nome das guardas femininas de Goiânia. Mas, qualquer uma que estivesse aqui nos estaria representando muito bem, pois todas temos uma história de vida e de luta diante das adversidades que nós, mulheres, ainda vivemos”, sustentou.  Ela ainda citou a Lei Maria da Penha como um marco importante em defesa da violência contra a mulher.

 

Após esse discurso, Adriana Accorsi procedeu à entrega dos Certificados de Honra ao Mérito Legislativo aos homenageados.
 

Por último, discursou o comandante da Guarda Civil Municipal de Rio Verde, Luiz Carlos Morais dos Santos, que, em nome dos homenageados, agradeceu a deputada Delegada Adriana Accorsi pela iniciativa. Falou dos avanços nas guardas civis municipais com o advento da Lei 13.022, promulgada pela presidente Dilma Rousseff. Contudo, frisou que ainda está faltando inserir no artigo 144 da Lei 3.022, uma definição clara dos poderes da Guarda Civil Municipal. Para tanto, pediu o apoio da deputada para ajudá-los nessa empreitada.

Compuseram a mesa de trabalhos, além de Accorsi na presidência, o assessor da vice-governadoria, Lourenço Barros, representante do vice-governador, Lincoln Tejota (Pros); o presidente da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Gilásio Ataíde Cavalcante, representante do prefeito de Goiânia, Iris Rezende; o comandante da Guarda Municipal de Rio Verde, Luiz Carlos Morais dos Santos; comandante da Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia, Weber Júnior. 

 

Também integraram a mesa, a corregedora da Guarda Civil Municipal de Rio Verde e delegada aposentada, Renata Roberta Ferrari Cecatto; o secretário municipal de Mobilidade e Defesa Social de Aparecida de Goiânia, Roberto Cândido da Silva e o assessor especial Joãozinho Guimarães, representante do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Wilder Morais. 
 

Os homenageados:

Aldo Guilherme Batista Arantes
Arthur Henrique de Souza Marinho
Danilo César Fonseca Gomes
Danniella Fernandes dos Santos
Edevânia Ferreira da Silva
Elio Ferreira de Lima
Everton Xavier da Rocha
Flávia Modesto da Silva Serqueira
Hélio Frazão de Morais Filho
Idelma Martins Daniel
Inimilton Miranda Sobral
João Carlos Alves de Sousa
Lucas Vicente Ferreira
Lucivânia Batista da Silva
Luiz Carlos Morais dos Santos
Marcos Fernandes Pires
Mark Afonso Soares Filho
Renata Roberta Ferrari Cecatto
Roberto Cândido da Silva
Robson Oliveira dos Santos
Rogério Paulo da Silva
Romulo Ramos Rezende
Sérgio Gomes de Araújo
Ulysses Zanata da Silva Messias
Wagner Veríssímo da Silva
Weber Júnior Gonçalves de Assis
Weberson Tavares da Silva.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.