Ícone alego digital Ícone alego digital

Dia do Professor

14 de Outubro de 2019 às 21:41
Crédito: Sérgio Rocha
Dia do Professor
Homenagem ao Dia do Professor
A data foi celebrada no Plenário da Alego em sessão especial para a entrega do Certificado do Mérito Legislativo a mestres goianos. Por iniciativa do deputado Iso Moreira, a solenidade foi realizada na noite desta segunda-feira, 14.

A Assembleia Legislativa realizou sessão especial na noite desta segunda-feira, 14, em homenagem Dia do Professor, que é comemorado amanhã. Por iniciativa do deputado Iso Moreira (DEM), foi entregue o Certificado do Mérito Legislativo a profissionais da área que prestaram relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás.

O deputado Iso Moreira foi o primeiro a discursar da tribuna, lembrando de sua atuação em prol das escolas do nordeste goiano. Ele lamentou os baixos salários que são pagos aos docentes brasileiros, tendo em vista a importância do segmento para o desenvolvimento da Nação. "É uma vergonha o salário do professor ser inferior a 400 dólares. O Brasil tinha que pagar o professor melhor. Ele merece. Ele trabalha, ele luta, ele dedica sua vida aos seus alunos. Investimento em educação é investir no futuro, das crianças, dos jovens, dos adultos. Tenho certeza que aqui nesta Casa de Leis, nós deputados sabemos o quanto é importante lutar para melhorar o salário de vocês. Contem conosco". 

Iso Moreira também falou sobre a necessidade de contribuição da classe política para melhoria desse quadro. "Precisamos de políticos que façam as coisas acontecer sem muita mídia, na ação prática e direta para que as pessoas possam ter educação de qualidade", apontou o parlamentar, que, em seguida, encerrou sua fala parabenizando os docentes pela atuação nas escolas goianas. 

O deputado Delegado Eduardo Prado (PV), que presidiu os trabalhos, parabenizou os docentes presentes e estendeu os agradecimentos também àqueles que foram seus professores. O parlamentar atribuiu parte do sucesso de sua vida acadêmica e profissional aos mestres que teve durante toda essa jornada. "Nos sentimos muito orgulhosos de presidir e participar desta sessão, que foi uma das mais bonitas de que já participei. Nós sabemos que é a educação que vai transformar o nosso País. Como delegado e deputado sei que não adianta colocarmos policiais nas ruas e investir em segurança pública se também não atuarmos na base que é a educação". 

O parlamentar parafraseou o educador Paulo Freire ao final de seu discurso. "A educação transforma as pessoas e as pessoas é que transformam o mundo".

Agradecimento

Em homenagem aos professores do Estado, a professora Mariane Morato Stival Barreto Fonseca discursou em nome dos homenageados, falando da responsabilidade em dar voz aos colegas de profissão esta noite. Ela agradeceu ao deputado Iso Moreira (DEM) pela realização da solenidade e a seus pares. Além disso, agradeceu aos familiares presentes por entenderem as renuncias que a profissão trás, dentre elas, a perda do convívio familiar.

“Estamos muito felizes, hoje é um dia de celebração. Estamos vivendo tempos de grande desvalorização da nossa profissão e iniciativas como essa fazem a gente ter mais vontade e determinação de continuar nesse caminho”, destacou Mariane Stival.

A professora lembrou, ainda, que em seus 15 anos de docência, mesmo diante de tantas dificuldades na educação, esta profissão é tão celebrada por ela e os colegas que somente eles sabem o tamanho da honra de terem seu trabalho reconhecido. “Somos professores em cidade diferentes, do setor público e privado, ensino fundamental, médio e superior. Temos histórias e experiências diferentes, mas algo grandioso nos une e nos torna iguais: Nós amamos ser professores”, enfatizou.

Ela concluiu suas palavras falando de futuro. “Eu tenho fé e acredito na força do professor. Ser professor é basicamente ser uma aposta no futuro, você educa um ser humano no presente e para o futuro. Somos condenados à esperança. Apesar de todas as dificuldades, eu sou feliz e escolhi a profissão mais linda do mundo, eu sou professora”.

Homenageados

Adriana Barroso de Souza Campos

Altamiro Gomes Guimarães Neto

Andreia Jorge Pinto de Oliveira

Angelita Peixoto de Araújo 

Antônio Carlos Severo Menezes

Aparecida Ramos Lino

Arício Vieira da Silva

Assíria Caldeira de Souza Silva

Beatriz Xavier Nonato Alves da Costa Alcântara

Carina Noronha de Brito Regino

Caroline Menezes Gouveia Araújo Borba

Célia Lopes da Luz

Christiane Borges Santos

Cláudia Silvestre Rodrigues

Daiane Sardinha de Oliveira

Deusiane de Sousa Rodrigues

Deusabete Alves dos Santos

Divino Allancaster Queiroz Silva

Éder de Oliveira Magalhães

Edileuza Maria Barbosa Bernardes

Eleuza Barbosa de Souza Barroso

Elizabeth Carvalho Luiz

Eunice Rodrigues Moreira

Fabiana Cintra Sielskis Porto

Fabiana Mendes Haddad

Fernanda Vieira Brandão

Fernando Rogério de Castro

Gean Henrique Godoi

Gilmar Itacarambi Guimarães

Graciele Gomes das Neves

Irene Machado de Souza

Janaini Junqueira Ferreira

Jéssica Santos Brito

João Paulo Gomes Machado

José Aparecido Pinheiro

José Odilon de Oliveira

Josivaldo Pereira de Souza Lima

Karen Fernandes de Morais

Kenia Aparecida de Souza

Kênia Gonçalves dos Santos Rodrigues

Kênia Rosane Batista Silva

Leandro dos Santos Silva

Leide Rodrigues do Nascimento

Luciana Gomes do Nascimento Teles

Luciene Guimarães Franco

Manoel Nunes do Couto Guimarães Netto

Marcos Aurélio Martins Borges

Maria Alzira Martins dos Santos

Maria Aparecida Alves dos Santos Ramos

Maria Izabel Rezende de Souza

Maria José Gomes Vieira

Maria Mires da Silva Nunes

Maria Renalda Alves Gomes de Carvalho

Mariane Morato Stival Barreto Fonseca

Marly Gonçalves da Silva

Martha Lucíola Batista da Silva

Nancy Oliveira Santana

Nicelma de Sousa Nascimento

Nilson Mendes Borges

Patrícia Dantas Sassame

Priscilla Neris de Melo Lopes

Rejane Martins Pereira

Rosinha Alves Cardoso Lourenço

Rossana Elias dos Santos

Sara Bernardes

Selma Alves Dourado

Simone Aparecida da Silva

Sirene Machado da Silveira

Suely Sousa Caparrosa Ornelas

Suzana Borges de Castro

Terezinha Alves Cardoso Fernandes

Valto Elias de Lima

Vanderlucia da Luz Silva Raya

Victor Alves Pellozo

Wesley Alves de Melo

Willianson Douglas Salles

Zumara Machado de Mendonça Dia

Mesa da solenidade

Compuseram a mesa diretiva, além do deputado Delegado Eduardo Prado, que presidiu a sessão, e do autor da propositura: o superintende de ensino médio da Secretaria de Estado da Educação, Osvani Gundin, representando o governador Ronaldo Caiado (DEM); o titular da segunda promotoria criminal de Rio Verde, promotor João Porto Silvério Júnior; o vice-prefeito de São Simão, Walisson José de Freitas; o vereador de Bela Vista, Dim da Saúde; a primeira dama de Crixás, Flávia Daniela Alvarenga; o presidente do DEM de Anápolis, Carlos Toledo; os vereadores de Santa Helena, Erick Itacarambi, Cláudia do Toninho e Eliel Sousa. E ainda, o deputado Wilde Cambão (PSD).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.