Ícone alego digital Ícone alego digital

Melhores escolas

31 de Outubro de 2019 às 22:16
Crédito: Maykon Cardoso
Melhores escolas
Sessão especial em homenagem a sete escolas selecionadas entre as 100 melhores do Brasil
Representantes de sete escolas da rede pública de Goiás, premiadas pela Fundação Lemann por excelência em ensino, foram homenageadas na Alego por iniciativa do deputado Thiago Albernaz. A solenidade foi realizada na noite desta quinta-feira, 31.

Por iniciativa do deputado Thiago Albernaz (Solidariedade), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou sessão especial em homenagem a sete escolas da rede pública de Goiás, premiadas pela Fundação Lemann por excelência em ensino. O evento teve lugar no plenário Getulino Artiaga, na noite desta quinta-feira, 31.

As instituições, sendo três de Goiânia e quatro do interior do estado (Inhumas, Mineiros, Córrego do Ouro e Formosa), integram a lista das 100 escolas brasileiras com melhores práticas educacionais. Inicialmente, mais de 5 mil unidades se classificaram na nona edição do estudo realizado pela Fundação Lemann no Brasil.  Foram homenageados um diretor, um coordenador pedagógico, um servidor administrativo, um professor, um aluno e um responsável, de cada escola.

As sete escolas goianas homenageadas foram: Colégio Estadual Juvenal José Pedroso (Goiânia), Cepi Professor Pedro Gomes (Goiânia), Cepi Pré-Universitário (Goiânia), Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho (Inhumas), Colégio Estadual Polivalente Antônio C. Paniago (Mineiros), Colégio Estadual Brasil (Córrego do Ouro) e Colégio Estadual Professor Sérgio Fayad Generoso (Formosa).

Compuseram a mesa diretiva, além do deputado que presidiu a sessão: a chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação, Helena da Costa Bezerra, representando o governador Ronaldo Caiado (DEM); o prefeito de Córrego Do Ouro, Murilo Cesar da Silva; o deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania). E ainda, os homenageados Eliete Gomes Soares de França, Enicléia Cristina Morais, Márcia Rocha de Sousa Antunes e Tonimar Camilo e Silva.

Parlamentares

No discurso que abriu os trabalhos, o deputado Thiago Albernaz destacou que os agraciados na solenidade foram apenas alguns dos representantes dos profissionais e alunos que, com esforço e dedicação diários, conseguem driblar as dificuldades do sistema público de ensino.

"Com muita honra recebemos alguns representantes que recebem simbolicamente nossa homenagem em nome de todos que não pouparam esforços para demonstrar que nossas escolas públicas são sim de qualidade, que é possível termos excelência nas práticas educacionais quando há compromisso e dedicação", apontou. 

Ele também mencionou a importância do ensino humanizado e de promover a aproximação entre família e escola.  "Ao olharmos a história de cada uma dessas escolas vemos o poder da educação básica, a necessidade de investirmos mais em infraestrutura, melhores condições de trabalho e modelos de gestão voltados para o ensino de base das nossas crianças. Aprendemos ainda como os profissionais da educação são capazes de fazer a diferença", complementou Thiago Albernaz, que encerrou sua fala destacando a relevância que seu mandado atribuiu à causa educacional. 

Já o deputado Virmondes Cruviel agradeceu ao convite do colega para participar da sessão, uma vez que a luta pela educação sempre foi uma bandeira da sua vida pública. Aproveitou também para registrar a importância do momento, uma vez que, segundo ele, o País passa por uma situação de extremos.

“Queremos uma gestão que cumpra promessas e resolva problemas. A educação precisa avançar. É preciso se investir nos servidores, na sua capacitação, melhorar a infraestrutura das escolas e a condição de emprego dos professores. Temos que resgatar e manter o nosso compromisso com a educação”, declarou.

Por fim, reforçou sua vontade de continuar lutando em prol da educação em Goiás, e parabenizou Thiago pela iniciativa da homenagem.

Agradecimentos

Aluno do Centro de Ensino de Período Integral (Cepi) Professor Pedro Gomes, o jovem Victor Hugo Xavier Dias representou os estudantes das escolas homenageadas. Em seu pronunciamento, ele agradeceu a dedicação dos profissionais da educação e defendeu a necessidade de mais investimentos para o ensino público. Victor Hugo também opinou que, com oportunidades e incentivo para escolas e estudantes, se tornará cada vez mais comum a presença de escolas goianas nos rankings que aferem a excelência da educação.

"A educação é de fato o melhor caminho para que o país avance e se desenvolva, pois, conhecimento gera oportunidades, que, por sua vez, contribuem para a evolução de um país como um todo. Gostaria de lhes fazer um pedido: continuem acreditando em nós, estudantes, e nos incentivem a chegar cada vez mais longe, pois sei que somos capazes de ir muito além", acrescentou o estudante. 

A superintendente das Escolas em Tempo Integral da Seduce, Márcia Rocha de Souza Antunes, ocupou a tribuna para falar da sua gratidão para com o deputado Thiago Albernaz, pois é a primeira vez que esta modalidade de escola é homenageada na Assembleia.

 “É um dia muito festivo, é muita emoção vir falar aqui. As escolas de tempo integral começaram em setembro de 2006 e, desde então, minha trajetória é sempre nessas instituições”, disse.  

Ainda, Márcia contou que o diferencial das escolas em tempo integral é que elas são feitas por pessoas e com sonhos. “Se isso nos colocou entre as 100 melhores do País é porque nós acreditamos nos sonhos de todos os alunos e dos professores. Acreditamos numa escola efetiva e afetiva, construída com ética, mas também com muito amor. Amamos nossos alunos, professores, servidores e todos os funcionários”, enfatizou.

Ela acrescentou que a maior dificuldade que pode ser encontrada nos jovens é a falta de perspectiva e de sonhos. “Por isso, às vezes, eles se vão em caminhos tortuosos, como o da violência e das drogas. Escola é a nossa grande oportunidade, é um lugar de aprendizagem e não de despejo de conteúdo” desabafou a superintendente.

Por fim, a superintendente deixou o convite para os parlamentares viverem um pouco o dia-a-dia e a rotina das escolas em tempo integral. Ela afirmou que estudos já comprovaram que as mesmas contribuem para a redução do número de casos de gravidez na adolescência, uso de drogas. E que o afastamento da criminalidade e da violência se dá, não por ficarem mais tempo na escola, mas porque “as escolas de tempo integral fazem o jovem enxergar a vida de outra forma”.

Por último, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Bia de Lima, também proferiu seu discurso de agradecimento.

Ao citar os deputados Thiago Albernaz (Solidariedade) e Virmondes Cruvinel (Cidadania), ela agradeceu o apoio deles às causas educacionais. "O Sintego não poderia deixar de estar aqui e louvar a iniciativa. Quero em nome dos senhores agradecer todos os deputados que tem estado a favor da educação em Goiás. Nós queremos que as escolas deste estado sejam sempre louvadas, parabenizadas, porque nelas há profissionais competentes, dedicados. Nós precisamos trazer os parlamentares a reconhecerem o trabalho desses importantes profissionais, especialmente em tempos tão difíceis", afirmou a presidente, que também aproveitou a ocasião para demonstrar a preocupação da categoria quanto às mudanças previstas na reforma previdenciária.

"Oxalá nós tenhamos nesta Casa 41 deputados defendendo a educação porque a educação precisa de todos. Por isso, precisamos dialogar e transformar os discursos em prática. É isso que os profissionais da educação estão fazendo todos os dias nas escolas deste estado", concluiu Bia. 

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.