Ícone alego digital Ícone alego digital

Lêda Borges defende criação de campanha de conscientização e incentivo à doação de cabelos

11 de Novembro de 2019 às 15:13

Tramita na Casa de Leis o projeto de lei de nº 6580/19, de autoria da deputada Lêda Borges (PSDB), que institui a Campanha de Conscientização e Incentivo à Doação de Cabelos, para beneficiar pessoas com alopecia decorrente de quimioterapia. A data definida, anualmente, no propositura, é o dia 27 de novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer.

Segundo Lêda, a perda do cabelo, muitas vezes, é uma experiência desafiadora, tanto psicologicamente, como emocionalmente, pois afeta a autoimagem e a qualidade de vida. “É uma das maiores queixas das mulheres nessa situação. Muitas vezes, ela acaba sendo o estopim para a baixa autoestima delas que, geralmente, são vítimas da depressão nessa fase, o que influencia negativamente no tratamento”, afirmou.

Para ela, o uso de perucas é essencial para resgatar a autoestima e, consequentemente, a força para lutar contra a doença. “Nem todas as pacientes em tratamento contra o câncer têm condições de comprar uma peruca”, justifica Lêda.

A proposta foi distribuída ao relator Antônio Gomide (PT), na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.