Ícone alego digital Ícone alego digital

Engenheiro destaca que produtor rural usa agrotóxicos em dobro

08 de Novembro de 2007 às 00:00

O engenheiro agrônomo e presidente da Comissão Estadual de Grãos, Fibras e Oleaginosas da Faeg, Alécio Maróstica, foi um dos debatedores da audiência pública no Auditório Costa Lima, na Assembléia Legislativa, que discutiu o manuseio de agrotóxicos.

Segundo ele, os problemas relacionados ao uso de agrotóxicos são vários e podem ser muito graves. Porém ele ressalta que esse tipo de problema ocorre principalmente quando há falta de conhecimento do produtor ou aplicador do produto. “O produtor não acredita que a quantidade indicada pelo especialista vai fazer efeito e dobra seu volume por conta própria. É aí que começa o problema.”, diz.

O agrônomo alerta que a falta de assistência técnica pode causar efeitos colaterais e até envenenamento. Além disso, acrescenta a importância de um debate sobre a lei que regulamenta a devolução de embalagens de agrotóxicos vazias. “Existem muitas falhas no processo de devolução das embalagens que não colabora com a retirada desse material de circulação”, considera.

Na reunião de ontem, 7, a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, marcou para o dia 21 de novembro uma audiência para discutir a devolução e o destino final das embalagens de agrotóxico.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.