Trabalhadores da Saúde cobram repasse de 40%
A audiência pública que acontece neste momento no auditório Costa Lima, na Assembléia Legislativa, discute o repasse salarial aos funcionários da saúde.
Segundo a presidente do Sindisaúde, Maria de Fátima Veloso, cerca de 1.800 trabalhadores, entre agentes de saúde e agentes de combate a endemias, serão beneficiados com a medida.
Ela explica que o valor que estão reivindicando na audiência já é repassado para as prefeituras por meio de uma portaria do Ministério da Saúde que aumentou o benefício desses funcionários de R$380 para R$532, um aumento de 40%.
Maria de Fátima explica que o impasse está na própria medida do Ministério da Saúde que dá brecha para que as prefeituras questionem o repasse do aumento. “As prefeituras alegam que o aumento é para o programa e não para o trabalhador, e na verdade não é assim”, defende.
Segundo ela, o ministro da Saúde decretou um reajuste salarial e depois ele mesmo afirmou que não era reajuste e sim um subsídio. Hoje, um agente comunitário e o agente de combate às endemias trabalham oito horas diárias e recebem um salário de R$ 380, com o reajuste eles passariam a ganhar cerca de R$ 532.
É preciso que tenha uma fiscalização maior com os parâmetros desses funcionários, eles têm que ser reconhecidos e ter os direitos que merecem”, afirma.