Campanha de homeopatia contra a dengue atinge 331 pessoas nessa quarta-feira
A Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou nesta quarta-feira, 11, a 23ª edição da campanha de homeopatia contra a dengue, no saguão principal da Casa de Leis. Desde o início da manhã o medicamento ficou disponível para servidores da Casa e visitantes nos períodos matutino e vespertino. No encerramento da ação, os coordenadores da campanha contabilizaram 331 atendimentos, sendo que pela manhã 251 pessoas receberam o medicamento e no período da tarde 80 pessoas.
De acordo com a chefe da seção Médica da Casa de Leis, Luciene Teixeira, a ação conta com o apoio do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), que fornece o medicamento. “Não é vacina. É homeopático e atua no controle dos sintomas, o que diminui os riscos de complicações hemorrágicas em caso de infecção. Não tem contraindicação nem efeitos colaterais. Qualquer pessoa pode tomar, até crianças”, diz.
Luciene explica ainda que o medicamento pode ser tomado até por quem já teve dengue. “Ele não vai impedir a pessoa de ter dengue, mas ameniza muito os sintomas. Muitas pessoas já vieram nos relatar que tiveram a doença mas, como já tinham tomado a medicação que distribuímos, sentiram que os efeitos da patologia foram muito mais brandos”, informa.
A servidora Iwna Cristine, da Agência de Notícias, tomou as gotinhas e disse que a campanha, que é realizada a cada três meses na Casa de Leis, é um importante momento de prevenção e conscientização. “Temos que usar todos os meios para nos prevenir de contrair a doença. Mesmo que esse medicamento não nos imunize, ele já ajuda a amenizar os sintomas. Além disso, é um momento de conscientização para o combate ao mosquito”, afirmou.