Helio de Sousa diz que PEC da Previdência sacrifica servidores
O deputado Helio de Sousa (PSDB) discutiu o projeto 6418/19, que modifica o sistema de Previdência Social do Estado, estabelece regras de transição e disposições transitórias. O parlamentar classificou a PEC da Previdência como uma “PEC da maldade” e se colocou contra o projeto do Governo. A fala foi feita na reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), na manhã desta sexta-feira, 20.
“As decisões do Poder Legislativo não estão sendo feitas aqui, entre os nossos pares, e isso fere, e fere frontalmente a democracia. O governo é belicoso. O governo declarou uma guerra em caráter unilateral e quer destruir sonhos de 150 mil famílias goianas. Isso é lamentável, porque milhares de pessoas serão prejudicadas”, afirmou.
Helio enumerou aspectos que ele entende prejudiciais da PEC, como o aumento de 15 anos para aposentadoria integral das professoras, o fim do quinquênio, além da diminuição da pensão em caso de falecimento.
O tucano disse que, a partir do ano que vem, o Estado será paradoxal, muito rico, mas com servidores públicos em dificuldade econômica. "Este governo quer tirar o servidor para fazer obras, mas a grande obra é social e humanitária. Este governo sacrifica os servidores com menores salários, é lamentável. Em Goiás os professores não estão sendo respeitados, essa PEC faz uma discriminação violenta contra as mulheres que, enquanto professoras, são a única categoria que vai aumentar 15 anos para ter aposentadoria integral. É uma situação inaceitável. Além de tudo isso, a pensão vai cair pela metade e a sobrevivência da sua família, na sua falta, vai ser muito difícil. Essa é uma PEC da maldade, em qualquer condição eu voto contra, porque ela tira os sonhos dos goianos”, finalizou.