Ícone alego digital Ícone alego digital

Palestrante discorre sobre o despertar da saúde mental no mundo do trabalho

22 de Janeiro de 2020 às 10:37

A quarta palestra da audiência pública, que acontece dentro da programação do Janeiro Branco, no auditório Solon, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, foi proferida pela psicóloga organizacional Poliana Derossi, com o tema “O despertar da saúde mental no mundo do trabalho”.

Segundo Poliana Derossi, “o lugar do psicólogo organizacional dentro das instituições precisa ser repensado, já que o psicólogo entra no contexto das organizações junto com vários outros profissionais”. Ela disse que o mundo, hoje, vem exigindo desses profissionais uma autonomia muito maior que muitas vezes pode ultrapassar e comprometer até a saúde deles. "Por isso, precisamos gerar espaços dentro das organizações para que a subjetividade do indivíduo apareça”, pontuou.

Para Derossi, “enquanto sociedade, nós geramos questionamentos sobre uma pessoa a partir das competências do indivíduo no trabalho, baseado no seu desempenho dentro das organizações”. Ela reiterou que esse tipo de trabalho é uma expressão da subjetividade, e que o sujeito precisa ter espaço dentro das organizações para manifestar sua subjetividade, sua maneira de ser, sua personalidade, senão ele pode adoecer e comprometer sua saúde mental. “Somos acometidos diariamente por desafios no mundo do trabalho e precisamos lidar bem com isso, para que as pessoas não adoeçam em função do trabalho”, finalizou.  

A audiência pública é de iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania).

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.