Helio de Sousa participa de homenagem ao centenário de Mauro Borges e realizará sessão na Alego em março
Foi na tarde chuvosa de quarta-feira, 12, que o Projeto Café com Pedro abriu a temporada de 2020. Na roda de conversa, o centenário do nascimento do ex-governador Mauro Borges. O palco do bate-papo foi a casa onde o pai dele, Pedro Ludovico Teixeira, viveu e que hoje foi transformada em museu.
Para falar do legado político e dos ensinamentos sobre administração pública deixados pelo gestor que chefiou o Estado de Goiás entre os anos de 1960 a 1964, foi convidada a historiadora Tereza Cristina Pires Favaro. “Esse governo faz parte de um período histórico muito rico para Goiás e, infelizmente, nós temos poucas produções acadêmicas que discutem o Governo Mauro Borges.”
Tereza classifica o período administrado por Mauro como o “passado que não passa”, uma vez que é sempre reverenciado como bom gestor, que usou da lisura no trato do recurso público. A historiadora ressalta ainda a tentativa do ex-governador em administrar com planejamento tentando fugir da política tradicional de “balcão de negócios”. “Foi uma insistência durante todo o governo dele essa tentativa. Infelizmente naquela conjuntura não foi possível.”
Apresentando um pouco da personalidade de Mauro Borges na intimidade, ninguém melhor que o filho do ex-governador, Ubiratan Estivallet Teixeira, que conviveu com ele por muitos anos e contou diversas histórias.
“Trabalhamos juntos muitos anos, dirigimos juntos de Brasília para a fazenda, ida e volta, e tivemos muito tempo para conversar sobre tudo, inclusive detalhes da infância dele. Ele tinha uma personalidade muito especial, nunca vi ninguém como ele”, recorda Ubiratan.
Ele lembra com carinho da determinação e do caráter exemplar que via no pai. “Ele era muito aplicado nas coisas que fazia, planejava tudo com detalhes e agia como um trator. Ele é meu ídolo, um professor compulsivo e nos ensinava tudo que sabia, passou para mim o interesse pelos livros e é um vício que carrego comigo até hoje”, lembra emocionado.
Homenagem
A importante trajetória política de Mauro Borges não poderia deixar de ser homenageada quando o ex-governador completaria 100 anos de existência. Foi pensando nisso que o deputado Helio de Sousa (PSDB) decidiu realizar uma sessão solene no dia 16 de março, às 20 horas, na Assembleia Legislativa.
“Uma figura ímpar, incomparável. Ele era um visionário, de uma capacidade fora do normal para sua época. Criou o Plano Mauro Borges que deu o alicerce para que Goiás fosse um Estado moderno. Com certeza, dentre todos os governadores que tivemos até hoje ele obteve essa visão de uma maneira muito concreta, tanto que todas as estruturas que ele planejou até hoje são importantes na administração do Estado”, afirma Helio de Sousa.