Major Araújo quer regras para preenchimento de vagas em colégios militares
O deputado Major Araújo (PSL) protocolou um projeto de Lei na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) que trata sobre a distribuição das vagas nos colégios militares do Estado. A matéria tramita no Legislativo sob n° 979/20. De acordo com o texto, as unidades de ensino terão suas vagas preenchidas através de sorteio onde 30% do total serão destinadas a dependentes de militares estaduais e o restante — ou seja, 70% do total — serão destinadas à comunidade em geral.
Em justificativa o parlamentar rememora o sucesso das unidades de ensino não só em Goiás, mas também em outros Estados. Em seguida, Araújo desataca que atualmente cada unidade da Federação possui normas próprias quanto ao preenchimento das vagas em seus estabelecimentos de ensino, sendo os dois principais por meios de concursos e sorteios. “Em regra, são destinadas vagas aos dependentes dos militares estaduais que variam de 20 a 50% das vagas existentes, e, em caso de remanescer dessas vagas, são ocupadas pela comunidade”.
Ele conclui anotando que, da mesma forma, atualmente, não há nenhuma norma dispondo sobre a ocupação de vagas nesses colégios, o que tem gerado grandes insatisfações e frustrações no meio militar, por muitas vezes não conseguir, por anos consecutivos, incluir um filho em uma escola que às vezes o próprio pai trabalha.